Cuba irá reativar refinaria em parceria com a Venezuela

O vice-presidente cubano Carlos Lage disse neste sábado (21) que a refinaria de Cienfuegos (centro-sul), modernizada por uma empresa mista cubano-venezuela, entrará em atividade em dezembro próximo, segundo informações do jornal Juventud Rebelde.

“Cubanos e venezuelanos trabalham nas obras de reparo capital e de modernização da Refinaria de Cienfuegos, que no fim deste ano ou início do próximo processará 65.000 barris diários de petróleo”, disse Lage, durante visita às obras.



Construída com colaboração soviética, a instalação nunca chegou a produzir, pois sua colocação em testes coincidiu com a crise econômica provocada em Cuba pela queda da União Soviética, e foi paralisada imediatamente por ineficiência.



Em 10 de abril de 2006, foi aprovada a criação de uma empresa mista entre as estatais Cupet e PDVSA, com 51% de capital cubano e 49% venezuelano, um projeto de US$ 83 milhões.



O anúncio foi feito dez dias atrás pelo embaixador venezuelano em Havana, Ali Rodríguez. “O plano é que comece a funcionar em dezembro deste mesmo ano (…). Será uma refinaria bastante moderna”, afirmou na ocasião.



Com a produção desta refinaria será possível atender à demanda cubana de combustíveis e destinar à exportação mais de nove mil barris diários de gasolina para veículos, informou o Ministério de Comunicação e Informação da Venezuela.