Vídeo: Equador defende software livre para integração da AL

O governo do Equador está usando o site de compartilhamento de vídeos YouTube para fazer campanha pela disseminação do software livre. Num vídeo de um minuto e meio, o presidente Rafael Correa defende o uso dos programas de código livre como for


''Essa é a hora da integração, em todos os aspectos, entre eles o tecnológico”, afirma o presidente equatoriano. “Por isso é importante que todos tenhamos o software livre. Dessa maneira, garantiremos a soberania de nossos Estados, dependeremos de nossas próprias forças, não de forças externas à região”.

 

Correa diz ainda que a tecnologia pode trazer benefícios para a economia. “Seremos produtores de tecnologia, não apenas consumidores. E podemos desenvolver muitos produtos que, com uma adequada articulação, podem ser úteis para as empresas públicas e privadas da nossa região”.

 

Eleito no final do ano passado com a promessa de implantar uma plataforma de cunho social e anti-imperialista, o equatoriano finaliza a gravação dizendo que o software livre será “um importante passo para a política de integração e, por que não dizer, liberação da América Latina”.

 

Na seção de comentários do Youtube há pessoas entusiasmadas com a idéia. “Só alguém que reúne a experiência de ter entrado selva adentro em missões com índios, com o conhecimento acadêmico de um doutorado em economia na Bélgica, pode falar com conhecimento de causa sobre este tema tão importante”, escreveu o internauta brasileiro João Sérgio. Outro brasileiro, Rodrigo Schmidt, escreveu “parabéns a toda República do Equador por elegerem um sábio presidente como este!”.

 

No Brasil as políticas públicas com tecnologias de software livre iniciaram em 2002, com larga utilização nos ministérios e autarquias do governo. O projeto Computador Para Todos, em que a população pode adquirir computadores com diversos aplicativos livres e financiamento a juros baixos, está em curso desde 2005 e já atendeu a mais de 900 mil pessoas.