Presidente do Paraguai desiste de tentar reeleição em 2008

O presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, desistiu de tentar alterar a Constituição do país para lançar sua candidatura à reeleição em 2008. A idéia vinha sendo cogitada pelo governo, mas acabou sendo deixada de lado por falta de apoio no Congresso para a

Duarte já decidiu apoiar a candidatura da ministra da Educação, Blanca Ovelar. Como vice, dois nomes aparecem como os preferidos do presidente: o do atual vide-presidente, José Alberto Alderete, e o do diretor de Itaipu, Victor Bernal. Outros pré-candidatos estão na disputa.



Quem quer que seja o candidato governista nas eleições de abril, deverá enfrentar resistências do eleitorado se for associado a Duarte. Segundo pesquisa divulgada pelo jornal paraguaio Última Hora, 56% dos entrevistados dizem que será ruim para o candidato ter a indicação do presidente; 14% consideram isso “muito bom”



O líder nas pesquisas de intenção de voto é o ex-bispo Fernando Lugo, cujas posições são associadas ao campo da esquerda. Embora tenha abandonada a batina em dezembro para atender a um requisito legal da legislação paraguaia, que não permite a candidatura de clérigos, o Vaticano se recusou a aceitar a decisão de Lugo.



Da redação, com informações da Ansa Latina