Equador se recusa a participar de manobras com os EUA

O governo do Equador anunciou na noite de quarta-feira (2) que não participará das chamadas manobras Unitas 2007, junto aos EUA, em virtude de divergências com as tropas norte-americanas.

Uma nota da Chancelaria do Equador revela que o país não aceitou imposições e negativas de controle à entrada das tropas norte-americanas nas águas territoriais para a realização de exercícios. Tal decisão fez com que o Comando Sul do Exército dos EUA cancelasse a sede no Equador desses exercícios militares e a transferisse para a Colômbia.



“Diante desta determinação inusual, unilateral, inconsulta e inaceitável”, foi resolvido não participar desse treinamento que se realiza também no Chile e no Peru, assinalou o comunicado.



Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o Equador se retirou dos exercícios porque os Estados Unidos ignoraram seu pedido de que os navios estrangeiros enviem um sinal protocolar quando entrem em suas águas territoriais pela fronteira sul com o Peru.



Tal proposta se referia ao acordo acertado pelos países em 2003, quando foi anfitrião dos exercícios. Tudo isso fez com que o presidente do país, Rafael Correa, referendasse a decisão de cancelar a participação nessas manobras.



Fonte: Granma