TSE da Guatemala convoca eleições para 9 de setembro

O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Guatemala convocou nesta quarta-feira (2) os guatemaltecos a participar das próximas eleições presidenciais, marcadas para o dia 9 de setembro deste ano. Será a sexta vez que o país irá às urnas desde o fim da ditadur

A partir de 10 de julho os partidos políticos da Guatemala poderão inscrever seus candidatos. Estima-se que ao menos 18 deles irão concorrer à Presidência. No total, serão ocupados 3.270 cargos públicos, entre prefeitos, deputados e representantes para o Parlamento Centro-Americano (Parlacen).



Segundo a imprensa local, quatro candidatos despontam como favoritos para ocupar o cargo máximo do país. Álvaro Colom é o candidato da centrista Unidade Nacional da Esperança (UNE); o general aposentado Otto Pérez Molina aparece mais à direita, pelo Partido Patriota; Alejandro Giammattei, do governista Grande Aliança Nacional deve ganhar o apoio oficial; e a única mulher que aparece com alguma chance de vencer é Rigoberta Menchú, Prêmio Nobel da Paz em 1992 e apoiada por forças do Encontro pela Guatemala, de centro-esquerda.



Caso nenhum dos candidatos obtenha maioria absoluta dos votos, o segundo turno ocorrerá em 4 de novembro. O TSE estima que as eleições terão um custo total de US$ 56,3 milhões. Mais de dois mil observadores internacionais estarão presentes para acompanhar a legitimidade do pleito.


Fonte: TeleSul