Seminários vão debater inserção da mulher na reforma política

Deputadas da bancada feminina da Câmara realizarão dois seminários para discutir a inserção feminina na reforma política. A idéia, segundo uma das principais articuladoras, a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), é realizar um seminário nacional no dia 15 d

O objetivo é avaliar formas de aumentar a inclusão da mulher na participação política. “Desde o início do ano propus à bancada feminina que uma das agendas deste ano para o grupo deveria ser a questão da reforma política, que estamos em vias de aprovar e que é urgente e inadiável. A proposta da bancada feminina se insere dentro da lógica de que nós, mulheres, não podemos ficar ausentes desse debate. Queremos discutir a política de cotas, de financiamento público de campanha, da lista partidária e de aspectos da legislação eleitoral”, afirmou Fátima Bezerra.


 


Os seminários, disse a deputada, serão organizados em conjunto com as comissões de Constituição e Justiça, Direitos e Humanos e Legislação Participativa da Câmara. Na avaliação da parlamentar, a articulação feminina é fundamental. “Se nós não nos organizarmos corremos o risco de que as regras (do atual sistema eleitoral) sejam alteradas e não incluam reivindicações e um olhar específico para a questão da mulher na política. E essas regras políticas serão alteradas, porque o país não tem mais condições de viver os próximos processos eleitorais com as normas vigentes”, analisou.


 


Fátima afirmou que ao fim do seminário, está prevista a elaboração de um documento único que será entregue ao presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).


 



Seminário Nacional – O seminário nacional será realizado com duas mesas de debates: Inclusão das Mulheres na reforma do sistema político, coordenada pela deputada Fátima Bezerra; e Sistemas de votação proporcional, distrital e misto: ampliação da representação de Mulheres, coordenada pela deputada Cida Diogo (PT-RJ).


 


Estão sendo convidadas como palestrantes representantes do movimento social de mulheres, Cristina Buarque, Lúcia Xavier, Natália Mori; da academia, professoras Lúcia Avelar (UnB) e Brasília Carlso Ferreira (UFRN); do Poder Executivo, ministra Nilcea Freire; e do Poder Legislativo, deputadas coordenadoras da Bancada Feminina, Luiza Erundina (PSB-SP), Cida Diogo, Maria do Rosário (PT-RS), entre outras.


 


Fonte: Agência Informes


 


Leia abaixo, a íntegra da programação do seminário nacional “A Mulher na Reforma Política”, promovido pela bancada feminina da Câmara.


 



PROGRAMAÇÃO


 


Data: 15/05 (Terça-feira)
Local: Câmara dos Deputados – Anexo II
(Plenário a ser definido)


 


9 horas – Solenidade de Abertura
Mesa: Coordenação Executiva da Bancada Feminina; Dep. Eduardo Amorim; Dep. Luiz Couto; Dep. Jorge Tadeu Mudalen; Dep. Leonardo Picciani


 


9h30 – Mesa 1
Tema: ” Inclusão das Mulheres na reforma do sistema político”
Participantes:
– Deputada Luiza Erundina (PSB-SP)
– Secretária Executiva da Mulher – PE – Cristina Buarque;
– Representante da Academia: Lúcia Avelar (UnB);
– Poder Executivo – Ministra Nilcéia Freire (Secretaria Esp. de Políticas Públicas para as Mulheres).
Coordenação: Deputada Fátima Bezerra (PT-RN)


 


10h30 às 12 horas – Debate 12 horas – Encerramento: resumo do debate com sugestão de propostas a serem incluídas na discussão da Reforma Política.


 


14 horas – Mesa 2


 


Tema: “Sistemas de votação proporcional, distrital e misto: ampliação da representação de Mulheres”


 


Participantes:
– Representante do Movimento Social de Mulheres – Sílvia Camurça (SOS-Corpo);
1. Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea) – Natália Mori
2. Departamento de Ciências Sociais da UFRN – Brasília Carlos Ferreira
3. Projeto Crioula e UFRJ – Lúcia Xavier;
4. Coordenação: Deputada Cida Diogo
5. Das 15 horas às 17 horas – Debate 18 horas – Encerramento: resumo do debate com sugestão de propostas a serem incluídas na discussão da Reforma Política