PCdoB/SE ousa e promove o primeiro curso de formação de quadros deste ano

Iniciar a capacitação política e teórica dos quadros intermediários do partido. Este foi o objetivo do primeiro Curso de Formação de Quadros, organizado pela Escola Nacional do Partido Comunista do Brasil.

O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado de Sergipe – Sindprev, nos dias 5 e 6, por intermédio do Comitê Estadual de Sergipe. Ao lado de Brasília, Sergipe é a primeira capital brasileira a realizar a capacitação.



A abertura do evento foi feita pela deputada Tânia Soares (PCdoB-SE), ao lado dos ministrantes das aulas, Adalberto Monteiro, Secretário Nacional de Formação e Propaganda da Escola Nacional do PCdoB, Ilka Bichara, professora da Escola Nacional do PCdoB e pelo presidente estadual do Partido em Sergipe, Halisson de Sousa.



Dividido em palestras, leituras e estudo dirigido, o curso foi organizado nos seguintes eixos: a nova luta pelo socialismo, uma tática mais afirmativa e audaciosa, o projeto político e a estruturação partidária. Segundo Adalberto Monteiro, o objetivo é capacitar do ponto de vista estratégico do Partido, do ponto de vista tático e também capacitar e debater linhas de estruturação do PCdoB.



“Os quadros intermediários são os militantes que tem um papel decisivo nos comitês municipais e comitês distritais. É aquele camarada que faz o elo entre a direção estadual do partido e o conjunto da base”, diz, acrescentando que o curso é um sucesso no Estado de Sergipe. “São mais de 60 inscritos, isso mostra o empenho do Comitê Estadual em convidar e persuadir os militantes a comparecer”, fala.



O dirigente disse também que a quantidade de militantes mostra a necessidade dos quadros em aprender. Adalberto lembra que os militantes e o partido em Sergipe tem uma responsabilidade dobrada. Ao assumir a prefeitura de Aracaju, os militantes assumem uma grande responsabilidade, que é estar a frente da capital sergipana. “Os quadros compreendem que para exercer essa tarefa é preciso se capacitar”, fala.


O presidente estadual, Halisson de Sousa concorda com Adalberto. “Com o curso o Partido atende uma necessidade dos nossos quadros. É importante que a militância se aprofunde cada vez mais na teoria, na ideologia do PCdoB. Nós que assumimos um espaço político importante no Estado, é importante afirmarmos nossa teoria enquanto agentes transformadores da sociedade, da nação brasileira”, ressalta.



Durante o curso foi revelado aos presentes que a direção do diretório estadual assumiu um compromisso com a direção da Escola Nacional em criar uma seção estadual em Sergipe. “Com isso vamos dar continuidade aos cursos de formação, aliando a teoria com a prática”, fala Halisson.


No decorrer dos meses de maio e julho, a Secretaria Nacional de Formação e Propaganda com a Secretaria Nacional de Organização do PCdoB, pretendem oferecer este curso em todos os Estados do país, capacitando mais de 3 mil quadros em todo Brasil.


Por Alberto Marques