Sem categoria

PCdoB/SP realiza encontro e articula candidaturas majoritárias

O PCdoB paulista realizou neste sábado (05/05), o Encontro Estadual de militantes em que foi apresentada a nova linha tática para o seu crescimento e fortalecimento neste período de 2007/2008. Com o lema “Ousadia Política para 2008”, o encontro


O evento teve a presença de cerca de 500 militantes e de 60 cidades de todo o estado. A mesa de debates foi composta pelos dirigentes estaduais do PCdoB, Nádia Campeão, Tadeu Ribeiro e Nivaldo Santana, pelo secretário nacional de Organização, Walter Sorrentino e pelo deputado federal Aldo Rebelo.


 


A resolução do Comitê Central sobre uma política mais ousada e afirmativa do PCdoB foi apresentada por Walter Sorrentino, que disse sobre a necessidade da sua implantação em São Paulo, como estado estratégico para o crescimento do partido. Sorrentino fez uma análise da conjuntura nacional, após a vitória de Lula, considerando um momento favorável para as forças populares e democráticas. Para Sorrentino, a vitória de Lula foi política e ideológica, capaz de garantir condições do aceleramento das transformações sociais que os comunistas lutam no Brasil. O secretário nacional de Organização fez ainda observações sobre a guinada do PT ao centro, tendo como opção a aliança prioritária com o PMDB, dentro da coalizão que apóia o governo Lula. “Quem quer travar a luta política neste momento histórico precisa levar em conta os processos eleitorais. As eleições de 2008 é a tarefa principal do partido. Isso não significa que estejamos subestimando os movimentos sociais ou a estruturação partidária. É preciso acelerar nossa tática eleitoral e 2008 será nosso carro-chefe”, afirmou Sorrentino.


 


Nádia Campeão apresentou os eixos centrais da nova tática do PCdoB para o estado de São Paulo e a proposta de resolução do Encontro Estadual. A avaliação é que o partido precisa acelerar seu processo de crescimento, através novas e amplas filiações, das articulações políticas e da construção de candidaturas representativas. “Nós temos 28 cidades com o debate sobre o lançamento de candidaturas a prefeito. Temos que dobrar este número até a Conferência Estadual que será realizada no segundo semestre. Teremos candidaturas próprias para dar a visibilidade necessária ao PCdoB. A começar pela capital, a cidade de São Paulo terá uma candidatura comunista”, afirmou Nádia, diante de aplausos da platéia. “Temos que ter amplitude política. Com essa orientação, podemos avançar e muito, ocupar espaço. Vamos crescer e ampliar nossa influência política no estado de São Paulo”, concluiu a presidente estadual do PCdoB/SP.   


 


O estado de São Paulo tem 21 cidades em que haverá segundo turno e 70 cidades com mais de 100 mil eleitores. O PCdoB está organizado em todos os principais municípios do estado.


 


O deputado federal Aldo Rebelo fez considerações da natureza política de São Paulo, como centro do desenvolvimento nacional. Em especial sobre a capital paulista, Rebelo afirmou que a cidade sempre foi um espaço para de esperança para os brasileiros, recordando-se da infância em Alagoas, seu estado natal. “A eleição em São Paulo é muito importantes, uma espécie de semi-final para a campanha presidencial. O PT terá candidatura forte para reforçar o partido. O governador José Serra vai querer fazer da campanha em São Paulo um trunfo para a sua campanha presidencial. A pressão por uma terceira candidatura será muito grande. Temos que ter consciência do nível da batalha. Temos que afirmar duas coisas: a primeira é ter uma candidatura do bloco, não apenas do partido A, B ou C. A segunda é construir uma candidatura com os movimentos sociais, sindicais, igreja, etc.”, afirmou Rebelo.


 


O debate ocorreu com diversas intervenções políticas, com prioridade para a análise de cada cidade presente. Ao final foi apresentada uma resolução para orientar os comitês municipais para o debate político e eleitoral.


 


Resolução do Encontro Estadual do PCdoB de São Paulo


 


Diante do quadro político favorável ao desenvolvimento das forças progressistas, o PCdoB de São Paulo, reunido em seu Encontro Estadual, indica a seguinte resolução acerca da preparação para as eleições de 2008:


 


1) As direções municipais devem envidar esforços no sentido de acelerar e ampliar a realização de novas e representativas filiações, para alcançar condições mais favoráveis de disputa nas eleições, considerando o prazo de setembro de 2007 para os candidatos;


 


2) As direções municipais devem procurar compor, desde já, chapas de candidaturas a vereadores amplas, afim de garantir nossa representação nas Câmaras Municipais;


 


3) Em cada município onde o partido estiver organizado, devemos buscar viabilizar candidatura própria para a disputa das Prefeituras;


 


4) O PCdoB deve ampliar e intensificar o diálogo político com partidos e movimentos organizados afim de construir frentes políticas representativas nas eleições municipais;


 


5) A construção do novo projeto eleitoral de 2008 requer uma postura mais afirmativa e ousada do partido no estado. Estes desafios exigirão mais dinamismo e iniciativa por parte das direções municipais, não bastando a mera repetição de esquemas eleitorais adotados no passado, sob outras condições políticas. O PCdoB precisa crescer seu exército de militantes, abrir-se para o ingresso de novos quadros e lideranças, e reforçar ou reformular as direções municipais  onde for necessário.


 


Conclamamos o partido para que este esforço alcance resultados expressivos nas realizações das Conferências Municipais marcadas para o segundo semestre de 2007.


 


São Paulo, 05 de maio de 2007
Encontro Estadual do PCdoB/SP



De São Paulo,
Rodrigo de Carvalho