Brasil é 6º em ranking de combate à mortalidade infantil

O Brasil ficou em 6º lugar, entre 60 países, em um ranking mundial de combate à mortalidade infantil, divulgado nesta quarta-feira pela organização Save the Children.

Entre 1990 e 2005, o Brasil reduziu de 60 para 33 o número de crianças com menos de cinco anos mortas a cada mil nascidas vivas.


 


Para a Save the Children, houve “um grande salto” no Brasil e em outros países que melhoraram sua situação.


 


Mas esses países ainda “têm um longo caminho até alcançar resultados satisfatórios”, avaliou a entidade.


 


O relatório fez a comparação entre 60 países onde ocorrem 94% das mortes de crianças com menos de cinco anos no mundo.


 



Medidas simples


 



O relatório comparou também a utilização de soluções de baixo custo para reduzir a mortalidade infantil.


 


O Brasil adota quase todas de maneira satisfatória, mas apenas 28% das crianças com menos de cinco anos que sofrem de diarréia recebem hidratação oral e alimentação constante, destacou o estudo.


 


Os maiores avanços foram registrados no Egito, que reduziu sua taxa de 104 para 33 mortes a cada mil nascimentos, entre 1990 e 2005.


 


Uma campanha que tinha como bordão “mãe saudável, criança saudável”, em que mães e filhos compartilhavam o centro das atenções, melhorou a oferta de serviços em acompanhamento pré-natal e planejamento familiar, disse o estudo.


 


A ONG destacou que Indonésia, Bangladesh, Nepal e Filipinas também melhoraram consideravelmente suas taxas de mortalidade infantil.


 


“Se 75 anos de experiência de campo nos ensinaram alguma coisa, é que a qualidade das vidas das crianças depende da saúde, segurança e bem-estar de suas mães”, disse Charles McCormack, presidente da ONG.


 


“Ao prover o acesso das mães a educação, oportunidades econômicas e serviços de assistência de infantil, garantimos que mães e seus filhos terão as melhores chances de sobreviver e se desenvolver.”


 


Com informações da BBC Brasil