Parlamento do Mercosul: deputado contesta matéria da Folha

O deputado federal e vice-presidente do Parlamento do Mercosul, Dr. Rosinha (PT-PR), enviou correspondência ao jornal Folha de S.Paulo para contestar reportagem publicada nesta quarta-feira (9) sobre votações no Parlamento do bloco formado por Brasil,

Eis a carta:


 



“Ao contrário do que afirma reportagem publicada hoje (9/5) pelo jornal “Folha de S.Paulo”, intitulada “Brasil perde em 1ª votação do Parlamento”, todas as decisões tomadas nas duas primeiras sessões do Parlamento do Mercosul, ocorridas esta semana em Montevidéu, foram unânimes.


 


Não houve perdedores, nem vencedores. A proposta de rodízio semestral para a função de presidente do novo órgão foi encaminhada ao plenário do Parlamento do Mercosul após consenso entre representantes de todos os países-membros do bloco.


 


O texto do jornal erra ainda ao afirmar que o rodízio teria sido `a única decisão real tomada pelos parlamentares`.


 


Os parlamentares do Mercosul, entre outras decisões, elegeram a Mesa Diretora da instituição, com mandato até dezembro de 2008, aprovaram o documento intitulado “Carta de Montevidéu” e criaram duas comissões de trabalho para debater, já nas próximas semanas, a elaboração do regimento interno e a agenda política do parlamento.


 


Com a expectativa de que a cobertura deste e de outros veículos de comunicação sobre o Mercosul seja reavaliada, coloco-me à disposição para eventuais esclarecimentos.”


 


Fonte: Informes