Candidato pró-EUA vence eleição em Timor Leste
A Comissão Nacional de Eleições adiantou que Ramos Horta tem neste momento 73% dos votos contra 27% do candidato da Fretilin, Francisco Guterres (Lu Olo). Ramos Horta é apoiado por Austrália, EUA e União Européia.
Publicado 10/05/2007 14:21
Não se prevê que estes resultados sofram alterações significativas. O resultado destas eleições constitui a primeira derrota eleitoral da Fretilin no país.
A vitória de Ramos Horta tornou-se previsível quando, pouco tempo depois do primeirao turno vencido por “Lu Olo”, cinco dos seis candidatos, incluindo o terceiro mais votado, Fernando “Lasama” (Partido Democrático), declararam o seu apoio ao atual primeiro-ministro.
O candidato da Fretilin contou apenas com o apoio de Manuel Tilman (Partido Kota) que tinha ficado em sétimo lugar.
A CNE revelou também que neste segundo turno das eleições presidenciais “dos 13 distritos onde se encontram membros da CNE, não foi reportada nenhuma irregularidade ou incidente que pudesse comprometer a votação”, acrescentando que as eleições decorreram “com ordem e tranquilidade”.
O índice de comparecimento às urnas no segundo turno foi de 80% — no primeiro turno, 81,77% votaram dos eleitores. O novo presidente do país, com um mandato de cinco anos, substituirá o atual presidente Xanana Gusmão.