Cursos de Formação superam expectativa. Aulas seguem em maio
O curso de capacitação de quadros da Escola Nacional do PCdoB segue com
suas etapas estaduais. Após a realização das primeiras aulas no Sergipe e no Distrito Federal, o mês de maio se encerrará com a realização em mais sete estados. Dias 19 e 20, haver
Publicado 10/05/2007 20:15
Dias 26 e 27 é a vez da Paraíba, Tocantins, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. “O resultado destes dois primeiros cursos demonstra que a iniciativa é uma necessidade da vida do partido”, disse Adalberto Monteiro, secretário de Formação do PCdoB.
A iniciativa, uma parceria entre as secretarias de Formação e Organização, visa preparar os quadros e a militância do partido para criar maior vinculação entre a base do PCdoB e seus níveis de direção e preparar as diversas frentes comunistas para o embate político.
Para Monteiro, o comprometimento tanto das direções locais quanto do Comitê Central é essencial para o sucesso dos cursos, que devem acontecer até o final do ano, com a expectativa de reunir 3 mil militantes em todos os estados. “A própria militância está buscando essa capacitação. Daí a perspectiva de sucesso de nossos cursos”, disse.
Sergipe quer seção própria
No Sergipe, o curso aconteceu dias 5 e 6. A abertura contou com a participação da deputada estadual Tânia Soares (PCdoB/SE) e as aulas foram ministradas por
Adalberto Monteiro; Ilka Bichara, professora da Escola Nacional do PCdoB e pelo presidente estadual do partido em Sergipe, Halisson de Sousa.
“Os quadros intermediários são os militantes que têm um papel decisivo nos comitês municipais e distritais. É aquele camarada que faz o elo entre a direção estadual do partido e o conjunto da base”, disse Monteiro na ocasião do curso. Somente no estado, mais de 60 pessoas se inscreveram, número acima do esperado.
No Sergipe, o papel da militância ganha relevo. Lá, o PCdoB dirige a capital, Aracaju, com Edvaldo Nogueira. Por isso, militantes e quadros têm a responsabilidade de dar continuidade e ampliar o bom desempenho do partido no estado. Os quadros, disse Monteiro, “compreendem que, para exercer essa tarefa é preciso se capacitar”.
O estado, agora, planeja criar uma seção estadual da Escola Nacional. “Com isso vamos dar continuidade aos cursos de formação, aliando a teoria com a prática”, argumentou o presidente estadual.
Na capital do Brasil
Já Brasília recebeu 65 pessoas, boa parte da União da Juventude Socialista e do Sindicato dos Professores. O número superou a expectativa dos dirigentes locais. O tema central foi ''A nova luta do socialismo'', aula ministrada por Alan Bueno. Os participantes destacaram que a América Latina vive um ambiente mais favorável para o desenvolvimento da luta revolucionária e mudancista. Outra tema que gerou grande debate foi ''Tática e estratégia mais ousada'', dada pelo historiador e membro do Comitê Central do PCdoB, Augusto Buniocore.
As aulas do Curso de Capacitação seguirão acontecendo por todo Brasil. Para saber mais, o militante do PCdoB deve entrar em contato com o comitê de seu estado.
Leia também: Escola Nacional do PCdoB espera reunir 3 mil militantes em cursos pelo Brasil
Da redação,
com informações do CE de Sergipe e Distrito Federal