Candidatura do PCdoB à prefeitura de Salvador é legítima e tem força, diz Péricles de Souza

O presidente do PCdoB/BA, Péricles de Souza, diz que no geral, o PCdoB concorrerá à prefeitura em vários municípios baianos e que uma candidatura do PCdoB à prefeitura de Salvador é legítima e tem força. As declarações de Péricles têm por base as decisões

O Comitê Estadual do PCdoB/BA iniciou o debate sobre o projeto eleitoral faltando o desfecho da questão da fidelidade partidária, decisivo para a ampliação dos planos do partido para o pleito de 2008. Além de candidaturas de líderes municipais que já integram a legenda, potenciais candidatos e candidatas a prefeito e a vereador têm procurado o partido para se filiarem.


 


Para o presidente estadual Péricles de Souza, concorrer à prefeitura é um desdobramento da ação de um partido político e o PCdoB atua na política baiana há muito tempo, possuindo quadros capacitados, com grande prestígio político e potencial eleitoral. Ele considera que a cogitação de uma candidatura do PCdoB para concorrer à prefeitura de Salvador é legítima e tem força. Tem a ver com o que a reunião considerou como a realização na Bahia da orientação tática eleitoral mais audaciosa, sintetizada em candidaturas majoritárias nos grandes municípios. A direção estadual debateu os planos da legenda para uma possível candidatura em Salvador, mas não se fixou em nomes. Dificuldades o PCdoB não terá para escolher uma candidatura  com chances eleitorais  já que possui nomes como o da deputada federal Alice Portugal e da vereadora Olívia Santana, ambas muito bem votadas em Salvador, na última eleição.


 


Além de Salvador, vários municípios estão nos planos do partido com candidaturas a prefeito. Em São Sebastião do Passé, município a 57 km da capital, a prefeita comunista Tânia Portugal é candidata à reeleição e em Alagoinhas, o atual vice-prefeito, Pedro Marcelino, será candidato a prefeito com grandes chances eleitorais. Candidaturas a prefeito nos municípios da Região Metropolitana de Salvador, no Sudoeste, Oeste, Recôncavo, Chapada, Sul e Extremo Sul foram cogitadas.


 


Quanto à realização de alianças eleitorais correspondentes ao bloco de esquerda formado na Câmara dos Deputados, com a participação do PCdoB, Péricles considera, pelo debate ocorrido na reunião, que o PCdoB poderá enfrentar alguns obstáculos decorrentes de características regionais dos partidos como PDT, PRB e PSB. A construção de uma chapa numerosa de vereadores deve se iniciar nos municípios onde o PCdoB tem possibilidade de sair em chapa própria pelas dificuldades de alianças eleitorais.


 


A direção estadual deliberou pela formação de uma comissão para análise dos dados e para dar subsídios à direção estadual do partido na elaboração do projeto eleitoral.