Fetag realiza Grito da Terra em Porto Alegre
Agricultores ligados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) participaram, nesta quarta, em Porto Alegre, das mobilizações do Grito da Terra. Eles fizeram uma caminhada na área central da capital e tiveram audiências c
Publicado 10/05/2007 12:41 | Editado 04/03/2020 17:12
O presidente da Fetag, Elton Weber, explica que uma das reivindicações dos agricultores é a continuidade do programa Troca-Troca de sementes de milho e forrageiras, com a ampliação para outras culturas. “O Troca-Troca é um programa que existe há mais de 18 anos, e precisamos que ele continue. Precisamos ter a confirmação do Governo do Estado sobre a continuidade e a implementação deste programa. Precisamos que ele seja ampliado”, diz.
A Fetag também pede a distribuição gratuita de vacinas para a sanidade animal. Em relação ao governo federal, as principais reivindicações são a garantia de preços mínimos e a manutenção dos direitos previdenciários para os trabalhadores rurais.
“A questão da política agrícola, com preços mínimos, além do seguro agrícola mais ampliado do que está hoje. E o ponto forte, que é a previdência rural, para garantirmos os direitos previdenciários que os agricultores já têm”, diz.
A Fetag, que entregou uma pauta de reivindicações ao Governo do Estado no dia 2 de abril, não obteve resposta sobre a cobrança de ICMS nas contas de luz das residências rurais com consumo abaixo de 100 kWh.
Agência Chasque