Governador Jackson Lago faz abertura da Semana do Negro no Maranhão
O governador Jackson Lago participa, nesta sexta-feira, às 18 horas, da cerimônia de abertura da Semana do Negro no Maranhão, que será realizada no auditório do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, no tradicional bairro da Praia Grande. Durante a so
Publicado 11/05/2007 13:32 | Editado 04/03/2020 16:48
O governador Jackson Lago participa, nesta sexta-feira, às 18 horas, da cerimônia de abertura da Semana do Negro no Maranhão, que será realizada no auditório do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, no tradicional bairro da Praia Grande. Durante a solenidade, que também deverá ter a presença do prefeito de São Luís, Tadeu Palácio, e de um grande número de autoridades e representantes de movimentos sociais, ocorrerá a posse dos membros da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo.
O secretário de Estado da Igualdade Racial, João Francisco dos Santos, disse que o evento dá início a um amplo calendário de eventos para celebrar, no Maranhão, os 119 anos da abolição da escravatura negra no Brasil. “O dia 13 de maio é uma das datas mais importantes na luta pela igualdade racial no Brasil. É motivo de reflexão em torno das conquistas alcançadas pelo povo negro, como também dos desafios que ainda precisam ser superados em nosso país, e, principalmente, em nosso estado”, declarou João Francisco.
Ele informou que a Semana do Negro está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), em parceria com as secretarias de Cultura, Direitos Humanos, Mulher, Juventude, Educação, Segurança Cidadã, Desenvolvimento Social e outros órgãos do Governo Jackson Lago e Prefeitura de São Luís com a participação de entidades da sociedade civil como: Conaq, Aconeruq, CCN-MA e Comafro.
Na avaliação de João Francisco, com a ruptura do poder político dominante no Maranhão, que pôs abaixo um desgastado ciclo de gestão pública que perdurou por 40 anos, há um espaço de dimensão extraordinária para reflexões sobre o 13 de maio de 1888 – data em que a Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel, e sobre a luta daqueles que almejam a igualdade entre todos os seres humanos, independentemente de sua cor de pele.
Segundo João Francisco, esta data pode e deve ensejar também discussões sobre a agenda positiva expressa no Plano de Metas 2007, anunciado pelo governador Jackson Lago sob o lema de “Um Maranhão Democrático e Solidário”. Convém lembrar também que 2007 é o primeiro ano em que a Seir promove e participa das celebrações do 13 de Maio. A idéia é promover eventos alusivos à data tanto em São Luís quanto em municípios do interior do estado.
“Devemos lembrar o 13 de maio de 1888 como uma data simbólica e importante. A batalha dos abolicionistas não foi em vão. Com a assinatura da Lei Áurea, os negros alcançaram a liberdade, mas não tiveram direitos. Não lhes foi dado o direito a terra, à educação e nem sequer ao trabalho. Mas, a partir da liberdade, pequenas conquistas foram avançando lentamente, passo a passo”, ressaltou o secretário da Igualdade Racial.