Ortega descarta construção de canal semelhante ao do Panamá
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, descartou nesta sexta-feira (11) a construção de um novo canal para ligar o Oceano Atlântico ao Pacífico (semelhantes ao Canal do Panamá), atravessando o Grande Lago da Nicarágua, no sudeste do país.
Publicado 11/05/2007 11:07
“Não há ouro no mundo que nos faça ceder neste ponto, porque o Grande Lago é a maior reserva de água da América Central e não pode ser arriscada por causa de um megaprojeto”, afirmou Ortega.
O líder sandinista respondeu assim à proposta da construção de um canal, depois de o diretor do Instituto Nacional Florestal (Inafor), Wiliams Schwart, apresentar seus planos e estratégias para defender as florestas do país em cinco anos.
O diretor do Inafor previu a perda total da cobertura florestal em 50 anos, pelo ritmo atual de desmatamento. E disse que a construção de um canal ajudaria a resolver o problema, porque a empresa responsável se comprometeria a investir em planos de reflorestamento.
Mas Ortega enfatizou que o canal, se for construído, deverá passar por outros trechos do território nacional, nunca pelo Grande Lago. Ele sugeriu uma lei para obrigar todo investidor a dedicar parte de seu lucro a programas de reflorestamento.
Fonte: Efe