Para bispo chileno integração latino-americana é importante

O bispo chileno Sidnei Fones, secretário-geral adjunto da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, disse que, além do pluralismo referido pelo papa Bento XVI em sua visita ao Brasil, a migração e o intercâmbio cultural dos povos la

“Eu acho que a realidade nos últimos quinze anos não é de unidade, a realidade da América latina é de pluralismo. Além disso, o que é muito importante na América Latina hoje é o tema da migração. Migração por falta de condições de trabalho. Diante dessas questões há um problema de iniqüidade dentro da nossa sociedade que temos que pensá-lo, e como pode a igreja servir neste sentido”.


 


Para o bispo panamenho José Tomaz Gonzáles, o encontro cuja abertura foi feita pelo papa possibilitará que todos tomem conhecimento da vida e da fé dos mais pobres do continente. “É nesses encontros máximos da igreja que se sente pulsar o coração dos mais pequenos, dos povos empobrecidos. É aqui que se dá conta de como vive o resto do mundo, é aqui que as pessoas se interam de como se vive a fé cristã nos povos mais pobres”.


 


A conferência dos bispos é um dos principais encontros políticos dos católicos na América Latina e serve de parâmetro para o comportamento da igreja nos próximos anos. O pronunciamento do papa na abertura baliza as discussões dos bispos, que seguirão até próximo dia 31.