Clodovil recua e pede desculpas às mulheres: “Falo demais”

Sob pressão, o deputado federal – e polemista barato – Clodovil Hernandes (PTC-SP) decidiu se desculpar com as mulheres a respeito de declarações que fez nos últimos dias. Em carta “ao povo brasileiro” divulgada nesta terça-feira (15 o ex-estilista e

O deputado, no entanto, não faz referência à sua postura com a deputada Cida Diogo (PT-RJ), a quem chamou de “feia”. Clodovil planejava ler o texto no plenário da Câmara, não fossem as dores no peito que forçaram sua internação na Clínica Santé, em Moema, zona sul de São Paulo.


 


“Não vou negar que expus, durante uma entrevista, alguns pensamentos polêmicos a respeito das mulheres. Jamais quis ofendê-las. Foram dadas matizes de escândalos a uma entrevista que deveria ser pintada com uma cor neutra”, disse Clodovil, minimizando suas falas controversas e por vezes preconceituosas.


 


As mulheres como prostitutas


 


Em entrevista concedida no início de abril, o deputado declarou que as mulheres se tornaram “vulgares, ordinárias e cheias de silicone” nos últimos tempos. Na opinião do parlamentar, as mulheres de hoje em dia “trabalham deitadas e descansam em pé” – numa alusão às prostitutas.


 


“Arrependo-me de não ter sido atento, e de não me ter dado conta de que ultrapassava os limites do 'politicamente correto'”, retratou-se. De acordo com a carta do deputado, as brasileiras vão entender o que se passou. “Peço desculpas às mulheres. Elas sabem, pois me conhecem há anos – e não somente agora na figura de deputado federal – que sou assim, que às vezes me empolgo e falo demais.”


 


“Isso”, completou Clodovil, “não significa, em momento algum, desprezo ou desrespeito pela mulheres que, num pais como o nosso, cheio de injustiças, representam papel de extrema relevância”. Na carta, o parlamentar ainda cita o “papel importante” desempenhado por sua mãe.


 


Crise hipertensiva


 


As declarações de Clodovil lhe renderam dois processos na Câmara. Um deles, do líder do PT, deputado Luiz Sérgio (RJ), pede a cassação do mandato por quebra de decoro parlamentar. O petista argumenta que Clodovil ofendeu Cida Diogo ao afirmar que “ela é tão feia que não serve nem para ser puta”.


 


Já a deputada, com o aval da bancada feminina, ingressou com outra representação para que ele se desculpasse, por escrito, por suas declarações sobre as mulheres. Na segunda-feira, Cida anunciou que entrará na Justiça ainda nesta semana com uma ação por danos morais contra Clodovil, acusado pela deputada de tê-la agredido verbalmente dentro do plenário da Câmara na semana passada.


 


De acordo com informações de seu gabinete, Clodovil foi submetido na tarde desta terça-feira a um cateterismo. A crise hipertensiva provocou um quadro de angina – o que levou à necessidade da operação.