Fidel apóia Lula por quebrar patente de remédio contra aids

O presidente cubano Fidel Castro manifestou-se nesta terça-feira (15) favorável à decisão tomada pelo governo brasileiro de quebrar a patente de uma multinacional para que o país possa produzir e comercializar o Efavirenz, medicamento fundamental para o c

“Apoiamos totalmente a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de nacionalizar o Efavirenz, de preço abusivamente alto, como muitos outros”, afirmou Fidel, em novo artigo publicado no jornal Granma – o sétimo em cerca de dois meses.



Fidel também elogiou o governo brasileiro pelo acordo realizado com a Bolívia, que resultou na venda de duas refinarias da Petrobras por US$ 112 milhões. “Reafirmo que sentimos profundo respeito pelo povo irmão do Brasil”, disse.



Nova carga contra o etanol
Apesar dos elogios ao Brasil, Fidel utilizou grande parte de seu artigo para novamente atacar a iniciativa do governo norte-americano de estimular a produção de biocombustíveis em território brasileiro.



“O cultivo e o processamento da cana-de-açúcar para produzir etanol contamina os solos e as fontes de água potável, pois utiliza uma grande quantidade de produtos químicos”, escreveu.



Em seu texto, Fidel faz uma defesa enfática dos trabalhadores brasileiros envolvidos no plantio e no cultivo da cana. Ele chega a qualificar como “situação de miséria” o estado em que os cortadores vivem e compara a situação dos brasileiros à dos cubanos que exerciam a mesma atividade antes da Revolução, em 1959.



Fonte: Agência Prensa Latina