Senado aprova MP 352 e líderes destacam 'garra' da bancada do AM

A aprovação da Medida Provisória (MP) 352, que trata dos incentivos fiscais para a produção de equipamentos de transmissão de sinal digital, semicondutores e garante a produção dos conversores (set-top b

“Essa vitória é resultado da união de todos, destacada por grandes lideranças durante a votação da MP no Senado, como o ex-presidente da República José Sarney”, afirma Vanessa. Segundo o senador amapaense, a bancada amazonense tem defendido com “garra” os interesses do Amazonas, em particular a ZFM.


 


A parlamentar ressalta, entretanto, que o ideal seria ter incluído na MP, que agora segue para a sanção do presidente Lula, que incentivo para a produção de display seria só na ZFM, conforme emenda apresentada por ela, mas que não foi possível aprová-la. É que o componente, hoje produzido por cinco fábricas no mundo, todas na Ásia, é o principal da TV ou qualquer outro tipo de equipamento com mostrador digital. Hoje ele é importado e, no futuro, pode ser que os fabricantes pautem seus investimentos no País por ele.


 


Garantir a produção do set-top box e dos televisores com a tecnologia digital significa manter aproximadamente 55 mil empregos no pólo industrial da ZFM. São postos nas fábricas de TVs e de componentes para o segmento, que no ano passado faturou US$ 3,2 bilhões com a venda de 13 milhões de aparelhos, incluindo os modelos com tela de cristal líquido – LCD (188.095 unidades) e plasma (193.202 aparelhos).


 


De Manaus,
Hudson Braga