Venezuela desmente que irá proibir o uso de tabaco no país

O ministro da Saúde da Venezuela, Erick Rodríguez, desmentiu nesta terça-feira (15) versões da imprensa sobre supostos planos do governo de proibir mediante uma lei a produção de tabaco como uma atividade econômica.

“A idéia não é proibir a produção de tabaco na Venezuela, como a mídia tem divulgado, e nem acabar com a atividade econômica. Só queremos regulamentá-la”, declarou o ministro à Rede Venezuelana de Televisão.



Rodriguez esclareceu que suas palavras foram retiradas de contexto, alegando que só se limitou a lembrar diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a conveniência de reduzir ou eliminar indústrias que são prejudiciais para a saúde.



O ministro enfatizou que “os esforços do ministério são conseguir declarar o tabagismo como um problema de saúde pública”, por tratar-se de uma das primeiras causas de mortalidade no país, principalmente em matéria de doenças cardiovasculares.



“O que o Ministério da Saúde planeja é implantar uma série de regulamentos a respeito dos espaços públicos e para quem é fumante. Eu tenho a opinião pessoal de que o ideal é poder erradicar o hábito de fumar”, disse.



Ele confirmou que no dia 31 de maio, considerado o Dia Mundial sem Tabaco, entrará em vigor no país uma norma que proíbe o fumo em restaurantes e bares. “No princípio, será permitido que estes lugares tenham espaços próprios para fumantes, ainda que com exaustores de ar e pequenos”, expressou.



Segundo grande parte da imprensa local, que foi desmentida, Rodríguez teria dito que existe um projeto de lei para a proibição progressiva do tabaco “como uma atividade econômica”, e que ele inclusive advertiu que “quem quiser fumar terá que importar cigarros”.



Fonte: Ansa Latina