Inácio defende combate ao desvio de recursos públicos

O Senador Inácio Arruda parabenizou nessa sexta-feira (18), a Polícia Federal pela Operação Navalha, ação que desmontou um esquema de fraude em licitações e desvio de recursos públicos federais destinados a obras públicas, e que até ontem prendeu 46 pesso

Inácio considerou que é necessária uma ação coletiva de toda a sociedade no combate aos casos de corrupção: “A Polícia federal, o Ministério Público, o Poder Judiciário, não têm como resolver isso sozinhos. Tem que ser a sociedade como um todo, juntamente com o Poder Legislativo, porque os parlamentares têm responsabilidade nesse combate, na condição de representantes do povo”, afirmou.


 


Ele lamentou o fato de existirem verdadeiras quadrilhas sugando o dinheiro público no âmbito de programas importantes para o desenvolvimento do País. “Nesse momento em que o Presidente da República resolve tocar em elementos da macroeconomia brasileira, antes intocáveis, como o superávit primário, juros, câmbio, para obter recursos para o crescimento e desenvolvimento, já se formam as quadrilhas nos meios de campo das estruturas de poder do nosso país”, disse.


 


O papel da SUDENE


 


No mesmo pronunciamento, Inácio destacou o papel da Sudene como instrumento propulsor do desenvolvimento da região Nordeste. O parlamentar relembrou a história do órgão, que surgiu no Governo JK graças à atuação de Celso Furtado, que presidiu a Sudene até a ditadura militar em 64, quando teve seus direitos políticos cassados. “O surgimento da Sudene foi uma saga de homens e mulheres determinados, que examinaram a realidade de pobreza do Nordeste brasileiro, o flagelo das secas, e resolveram tocar um projeto de desenvolvimento para essa região do País”, relembrou. “A Sudene fez algo extraordinário, em um período muito curto de tempo, estabelecendo instrumentos muito fortes de ação na nossa região”, completou.


 


O Senador sugeriu que um grupo de senadores e deputados se reúnam com o Presidente Lula para discutir Sudam e Sudene, dois grandes instrumentos que, segundo ele, são mutiladas por vetos por incompreensões no âmbito federal. “É preciso compreender a necessidade de uma ação integrada para a região. O projeto de integração das bacias do São Francisco é um exemplo, para sair do papel tem que haver um entendimento entre os estados que compõem a região Nordeste. E aí entra o papel destacado de uma superintendência”, explicou.
 
 
Fonte: Assessoria de imprensa do senador Inácio Arruda