Licenciamento ambiental e divisão do Ibama em debate
A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional (CAINDR) realiza hoje, dia 22, às 10h, no Plenário 8, audiência pública para tratar de licenciamento ambiental e da reestruturação d
Publicado 22/05/2007 11:26 | Editado 04/03/2020 16:13
O Ministério do Meio Ambiente reestruturou o Ibama e criou recentemente o Instituto Chico Mendes. De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, isso deve proporcionar agilidade nas emissões de licenciamentos ambientais. Mas há controvérsias. Em protesto contra essa divisão do órgão, os funcionários estão em greve geral e têm feito várias intervenções junto à classe política visando rever a situação. Para eles, essa medida enfraquece o Ibama.
Com o objetivo de esclarecer essa situação, a partir de informações claras sobre o que realmente está acontecendo no órgão ambiental brasileiro, a deputada Rebeca Garcia (PP-AM) e o deputado José Guimarães (PT-CE) solicitaram à CAINDR, presidida pela deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) audiência pública para tratar dessa questão.
A Audiência vai contar com as seguintes participações: João Paulo Capobianco, presidente do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidades Socioambiental Chico Mendes; Bazileu Alves Margarido Neto, presidente do Ibama; Nilo Sérgio de Melo Diniz, Diretor do Conama; Jonas Moraes Corrêa, presidente da Associação dos Servidores do Ibama; e representantes do Ministério Público Federal, das Secretarias Estaduais e Municipais de Meio Ambiente e de entidade da sociedade civil organizada.
De Brasília,
Bety Rita Ramos