Movimentos Sociais e entidades Sindicais convocam ato para o dia 23

Manifestações, atos públicos, panfletagem, passeatas, suspensão de atividades e redução da jornada de trabalho marcam o 23 de maio, em Minas Gerais

         Diversas categorias de trabalhadores em Minas Gerais , da iniciativa privada e do setor público, estão convocando paralisação das atividades ou redução da jornada de trabalho nesta quarta-feira, 23 de maio, para participação do Dia Nacional de Mobilização, que acontece em todo o País, em protesto à Emenda 3 e contra a retirada de direitos da classe trabalhadora.


 


         Em Belo Horizonte , haverá ato público a partir de 14 horas, na Praça Sete, com a participação de diversas centrais sindicais em atuação no Estado, sindicatos filiados e representantes de movimentos sociais e partidos políticos. O ato público será seguido de passeata, com manifestações em frente à Prefeitura da capital, Ministério da Fazenda e Palácio da Liberdade.


 


As atividades, no entanto, já começarão pela manhã, com panfletagem em portas de fábricas, nos shoppings, em pontos de ônibus, com mobilizações também no interior do Estado.


 


         Entre as categorias que já anunciaram paralisações estão os metroviários, os professores da rede municipal de Belo Horizonte (SindRede), os servidores públicos municipais (Sindibel); os professores da rede estadual irão reduzir a jornada para participação no ato público. A partir de 12h, haverá fechamento de várias entidades.


 


         Em Minas Gerais , além, da Emenda 3, a JORNADA DE LUTAS DO dia 23 de maio traz para o debate vários outros pontos de interesse da classe trabalhadora e da sociedade como um todo, entre os quais: contra a reforma da Previdência; contra todas as reformas que retirem direitos; por emprego, salário digno, reforma agrária e moradia; contra a política econômica e por auditoria nas dividas internas e externa; em defesa do direito de greve e contra a criminalização dos movimentos sociais; em solidariedade às categorias em greve (como a dos servidores do Ibama e da Polícia Civil); e contra a transposição do Rio São Francisco.


 


ENTREVISTA COLETIVA


         Para falar sobre os preparativos e a organização da JORNADA DE LUTAS, representantes da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), da Central Geral dos Trabalhadores (CGT), da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), da Via Campesina e de movimentos sociais concedem ENTREVISTA COLETIVA AMANHÃ, TERÇA-FEIRA, 22 DE MAIO, ÀS 15 HORAS, na sede do Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SECBHRM), à Rua Tupinambás, 1.045, centro da capital.


 


         Também foram convidados para participar da Coletiva a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais (OAB), Ministério Público do Trabalho e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


 


         Em Minas, participam da organização da Jornada de Lutas: a CUT, CGT, Conlutas, Articulação Popular pela Vida do São Francisco, Comissão Pastoral da Terra (CPT), pastorais sociais, entre outras.


 


Fonte:  Eficaz Comunicação