Manuela coordena mesa contra a homofobia


Aconteceu ontem (22), na Câmara dos Deputados, o IV Seminário Nacional GLBT – Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais. A Deputada Manuela coordenou a Mesa que debateu a Homofobia e apresentou Pesquisa sobre violência e discri


Como temas, o Seminário debateu, na parte da manhã, o Legislativo na Defesa do Estado Laico e teve como expositores o Dr. Ricardo Balestreri, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Roberto Lorea, Juiz de Direito e Jean Wyllys, Mestre de Literatura, Jornalista e vencedor da 5ª edição do BBB.


 


Na mesa coordenada pela Deputada Manuela, o tema foi a HOMOFOBIA, com a apresentação de pesquisa sobre violência e discriminação contra GLBT. Os expositores, Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros e Silvia Ramos do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania – Universidade Cândido Mendes, apresentaram dados alarmantes e seculares da discriminação contra homossexuais.


 


A pesquisa da UNESCO, sobre juventude e sexualidade revela que a discriminação começa na escola, onde os dados apontam que cerca de 70% dos professores não estão preparados para atenderem alunos homossexuais.


 


Outro dado chocante foi o de que, no Brasil, um homossexual é assassinado à cada dois dias, em geral, com requintes de crueldade, motivado única e exclusivamente pela homofobia.


 


Além disso, Toni Reis apresentou as manifestações públicas, que vai de bispos e arcebispos, até gestores públicos, que promovem a discriminação e a homofobia, sublinarmente incitando o ódio. Segundo ele, os homossexuais são tratados como pecadores, criminosos e doentes. E, reclama: ''Somos apenas cidadãos e queremos respeito''.


 


Manuela qualificou como ''assustadora'' a violência sofrida pelos gays, lésbicas e transgêneros. Ela faz parte da Frente Parlamentar pela Cidadania GLBT e se soma ao lema do Seminário, de ''Compromisso com o Respeito e a Igualdade''.


 


De Brasília


Sônia Corrêa