Após 10 meses, Fidel dá detalhes de seu real estado de saúde
O presidente cubano Fidel Castro informou nesta quarta-feira (23) que “está melhor” de saúde, após ser operado “várias vezes”, que já pode se alimentar e receber medicamentos por via oral e quem mantém um peso “estável”. As declarações foram feitas em mai
Publicado 24/05/2007 13:18
As informações quebram um silêncio de quase dez meses a respeito de sua saúde – Fidel se submeteu a uma cirurgia no final de julho do ano passado. Até o momento, os detalhes de sua recuperação eram considerados segredo de Estado.
“Não fiz só uma operação, mas várias. Inicialmente eu não estava bem, o que iniciou essa prolongada recuperação”, disse o líder cubano, que completará 81 anos em 13 de agosto.
Fidel assegurou que o sigilo sobre sua saúde só aconteceu porque era um tema que “não agradava aos meus compatriotas, uma vez que eu expliquei em mais de uma ocasião que a recuperação não estava isenta de riscos”. Desde o momento em que se afastou do comando do país, o presidente só foi visto em fotos e vídeos.
No artigo publicado nesta quarta-feira, intitulado “Para os surdos que não querem ouvir”, ainda a respeito de sua posição contrária aos biocombustíveis, o governante cubano revelou que sua alimentação nos últimos meses foi administrada por via intravenal. “Mas hoje recebo por via oral tudo de que preciso para minha recuperação. Nenhum perigo é maior que os relacionados com a idade e com uma saúde da qual abusei em tempos difíceis que vivi”, explicou.
Fidel destaca ainda que, além dos cuidados com sua recuperação, utiliza “o resto do tempo para ler, receber informações, conversar por telefone” com seus colaboradores e realizar os exercícios de reabilitação”.
“Digo a todos simplesmente que tenho melhorado e que mantenho um peso estável, ao redor dos 80 quilos”, completou o líder de Cuba, que chegou a perder quase 20 quilos no pós-operatório.
Da redação, com informações da Ansa Latina