Farc pedem mediação de Sarkosy para resolver libertar reféns
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) pediram nesta quinta-feira (24) ao presidente francês Nicolás Sarkozy sua mediação para conseguir que o governo colombiano autorize a retirada militar de dois municípios do sudeste do país, para consoli
Publicado 24/05/2007 15:04
Em entrevista concedida pelo porta-voz das Farc, Raúl Reyes, à agência de notícias Anncol, a organização armada manifestou a Sarkozy e “ao povo francês” seu “indeclinável compromisso pela troca de prisioneiros”.
Há mais de cinco anos as Farc mantêm seqüestrada a ex-candidata presidencial franco-colombiana Ingrid Betancourt, entre outros reféns. Para libertar os seqüestrados, o grupo pede há mais de três anos a retirada das tropas desses dois municípios e a libertação de 500 guerrilheiros, presos na Colômbia.
Reyes enfatizou que para isso “é absolutamente indispensável contar com a garantia de que os municípios de Florida e Pradera fiquem livres da força pública. Seus bons ofícios nesse propósito serão determinantes para conseguir o regresso de dona Ingrid (Betancourt) e de outros reféns”, indicou o porta-voz.
Fonte: Ansa Latina