Prática de skate muda a vida da juventude de Sobral
Novos hábitos, cultura e modismo são alguns dos atributos fortes adquiridos pelos jovens praticantes do skate
Publicado 27/05/2007 14:58 | Editado 04/03/2020 16:37
Palco desde 2004 da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Skate Street Profissional e da Copa Norte/Nordeste de Skate Amador, Sobral também é reconhecida nacionalmente pelo alto padrão de educação pública.
A cidade vem dando exemplo na integração social de crianças e jovens, tendo como grande aliada na tarefa, a prática do skate. Essa modalidade esportiva tem tido papel fundamental no desenvolvimento das atividades educacionais do município, tanto é que, três anos depois da construção da primeira pista de Skate profissional do Ceará no Parque da Cidade, Sobral ganha outro novo espaço para a prática: a pista do bairro Sinhá Sabóia, que já está pronta e sendo utilizada pela população.
Essa nova pista contempla a população dos bairros Sinhá Sabóia, Dom Expedito e Cohab ll. Segundo o Secretário de Esporte e juventude de Sobral, Gilvan Paiva, o novo parque de skate está dentro dos padrões exigidos pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK) e será mais um espaço que servirá de integração para os jovens da cidade.
‘‘A construção da pista mostra um trabalho que vem sendo realizado pela prefeitura municipal e destaca a grande vocação que a cidade tem para a prática de esportes. As duas pistas são relevantes para região’’, assegurou o Gilvan.
Mas os benefícios do skate para o município não param por aí. Esse ano, as competições da modalidade foram incluídas nos Jogos Escolares de Sobral, o que vem incentivar ainda mais os skatistas da cidade. Segundo estimativas da Secretaria de Esporte e Juventude, Sobral tem hoje cerca de 300 praticantes, que agora dividirão suas atividades nas duas pistas. Outra novidade é a integração do skateboard no programa Segundo Tempo, uma parceria da prefeitura com o Governo Federal, que visa possibilitar o acesso à prática desportiva a alunos matriculados no ensino fundamental e médio, principalmente em áreas de vulnerabilidade social. Em Sobral o programa atende a 10 mil crianças, que aprendem as manobras do skate.
Ainda segundo Gilvan Paiva, já existem discussões sobre a criação de uma associação municipal de esportes radicais, ‘‘o que irá fortalecer as iniciativas locais, no sentido de organização de escolinhas e competições para a juventude’’, enfatiza o secretário sobre os impactos positivos trazidos pelo skate para a juventude de Sobral.
Além da possibilidade de diversão para os jovens, as competições de skate servem ainda para movimentar toda a cadeia produtiva do turismo na região. Tudo isso sem falar nos eventos paralelos, que misturaram inclusão social com a promoção de encontros solidários e oficinas de grafitagem, de Hip Hop, de dança, de DJ e de skate, capacitando jovens.
LEVANTAMENTO
300 praticantes de skate, este é o número apresentado pela Secretaria de Esporte e Juventude de Sobral, que já fala em aumento deste número de adeptos logo após as competições nacionais
Fonte: DN