Filme choca ao mostrar princesa Diana à beira da morte

Políticos conservadores britânicos não viram e já disseram repudiar Diana – The Witnesses in the Tunnel (Diana – a testemunha no túnel). Em formato documental, o filme traz imagens do acidente de carro que matou a princesa Diana, há dez anos, em

Hugo Swire, porta-voz da área de cultura do Partido Conservador, disse nesta segunda-feira (28) que o programa seria insensível com os filhos de Diana, os príncipes William e Harry, e deveria ser cancelado. “Esperamos mais de uma emissora de serviço público do que mostrar material sensacionalista desta maneira”, afirmou, referindo-se ao Canal 4 britânico.


 


O documentário – um dos muitos projetos que marcam os dez anos da tragédia -mostrará imagens feitas no túnel onde Diana, de 36 anos, e seu namorado, Dodi al Fayed, morreram, junto ao motorista Henri Paul. As notícias de que o documentário, poderia exibir fotos que antes eram consideradas tabu provocaram condenação.


 


Segundo a imprensa local, o documentário conteria imagens dos últimos momentos da princesa, incluindo uma foto dela recebendo oxigênio de um médico francês, apesar de a face estar escondida por efeitos.


 


Justificativas


 


Imagens desse tipo nunca foram exibidas na Grã-Bretanha. No ano passado, porém, a revista italiana Chi publicou fotos de Diana morrendo, o que provocou um raro pronunciamento crítico de seus filhos.


 


O Canal 4 disse à rede BBC que o programa trará imagens capturadas por fotógrafos franceses que estavam no local, mas não terá fotos que identificam Diana ou outras vítimas. “Reconhecemos que há grande sensibilidade pública em relação a fotos das vítimas e estas não foram incluídas”, declarou a emissora.


 


Um porta-voz de William e Harry não comentou aspectos específicos do documentário, mas disse que os príncipes deixaram sua posição “muito clara em diversas oportunidades no passado”.