Imprensa estrangeira premia filme sobre ditadura brasileira

O Ano em que meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, conquistou três dos oito prêmios entregues pela Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira (Acie) na segunda-feira, 28, no Rio de Janeiro (RJ).

O longa-metragem, incluído na mostra competitiva do Festival de Berlim deste ano, foi eleito melhor filme pelo júri popular e corpo de jurados, composto por 250 jornalistas de veículos estrangeiros que trabalham no país.


 


Estamira, de Marcos Prado, ganhou nas categorias documentário e fotografia. Hermila Guedes, de O Céu de Suely, foi escolhida melhor atriz; Antonio Calloni, melhor ator, por Anjos do Sol. Beto Brant consagrou-se melhor diretor, por Crime Delicado.


 


Idealizado à semelhança dos Globos de Ouro, concedidos há 64 anos pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, o prêmio Acie está em sua quarta edição. Os correspondentes trabalham no Rio, São Paulo e Brasília. O júri popular foi composto de cerca de 1.500 pessoas.


 


A homenagem da Acie, pelo conjunto da obra, foi para Eduardo Coutinho. Ao subir ao palco do Centro Cultural Banco do Brasil, o maior documentarista do Brasil, que fez 74 anos dia 11 fez questão de mostrar sua discordância com relação à premissa do tributo: de que seu trabalho não é suficientemente reconhecido no Brasil.


 


“Tenho reconhecimento até demais”, disse. “O que é um perigo, porque, no dia em que você se levar muito a sério, está perdido.”


 


Da Redação, com informações da Agência Estado