Paranóia: Polônia investiga se Teletubbies são homossexuais

Depois da escalada anticomunista, o ultraconservador governo da Polônia deu mais um passo em seus esforços para combater o que considera ser uma campanha de propaganda homossexual nas TVs. Desta vez, voltou suas armas para Tinky Winky e os outros Teletubb

A uma revista polonesa publicada na segunda-feira (28), Ewa Sowinska, escolhida pelo governo para defender o direito das crianças, afirmou que estava preocupada com a possibilidade de o programa infantil da BBC fomentar a homossexualidade. Sowinska disse que pediria a psicólogos que ajudassem a decidir se era isso o que acontecia.


 


Em comentários que lembraram as críticas feitas pelo líder evangélico dos Estados Unidos Jerry Falwell, já morto, ela disse à revista: “Percebi que ele (Tinky Winky) possui uma bolsa de mulher – mas não tinha percebido que se tratava de um menino”, disse a incrédula Ewa. “Primeiro, acreditei que a bolsa poderia ser um fardo para esse Teletubby. Mais tarde, descobri que isso poderia ter uma conotação homossexual.”


 


O atual governo polonês entrou em choque com grupos de defesa dos direitos humanos e viu-se criticado dentro da União Européia por adotar medidas consideradas discriminatórias em relação aos homossexuais. O ministro da Educação da Polônia, Roman Giertych, propôs leis que garantiriam a demissão de professores com “um estilo de vida homossexual” e que proibiriam a “agitação homossexual” nas escolas.


 


Teletubbies, no ar há dez anos na TV, apresenta personagens gordinhos e de cores vivas que se transformaram em alvo de religiosos conservadores depois de Falwell ter sugerido que Tinky Winky poderia ser homossexual.