WWF-Brasil traz “Montanhas do Tumucumaque” ao Senado Federal

Imagens de uma área pouco explorada pelo homem na Amazônia brasileira integram a exposição fotográfica “Montanhas do Tumucumaque”, montada pelo WWF-Brasil na Biblioteca Acadêmica Luiz Viana Filho, no Senado Federal, entre 29 de maio e 11 de junho.

Parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a mostra apresenta imagens do fotógrafo Zig Koch registradas durante a Expedição ao Rio Jari – Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá.



A expedição, realizada pelo WWF-Brasil em parceria com o Ibama, percorreu, durante três semanas, entre julho e agosto de 2005, o médio e o alto curso do rio Jari, dentro do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, o maior parque nacional em faixa tropical do mundo.



Fronteira natural entre os estados do Amapá e Pará, o rio Jari é a principal via de penetração a uma das regiões mais remotas da Amazônia, que até a década de 1960 era controlada por povos indígenas da região. O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é uma das áreas protegidas contempladas pelo programa ARPA (Áreas Protegidas da Amazônia), do governo federal.



A exposição “Montanhas do Tumucumaque” foi montada pela primeira vez em fevereiro de 2006, no Monumento Marco Zero do Equador, em Macapá (Amapá). Em março do mesmo ano, ela foi exposta durante a Oitava Conferência das Partes (COP8) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), em Curitiba (Paraná). Entre julho e agosto de 2006, foi a vez do público paulistano conhecer as imagens da região em exposições montadas nos shoppings Iguatemi e SP Market em São Paulo.



Rede ambientalista



O WWF-Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, reconhecida pelo governo como instituição de utilidade pública. Criado em 1996 e sediado em Brasília, o WWF-Brasil atua em todo o país com a missão de contribuir para que a sociedade brasileira conserve a natureza, harmonizando a atividade humana com a conservação da biodiversidade e com o uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.



O WWF-Brasil também é membro da maior rede ambientalista mundial: a Rede WWF. Criada em 1961, a rede é formada por organizações similares e autônomas de 40 países, e conta com o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários. Ela atua nos cinco continentes, em mais de 100 países. O secretariado-internacional da Rede WWF está sediado na Suíça.



Serviço:
Exposição Montanhas do Tumucumaque
Biblioteca Acadêmica Luiz Viana Filho – Senado Federal
Exposição de 29 de maio a 11 de junho de 2007
Segunda a sexta: 9 às 18h30
Entrada Franca