Administração da UFSC condena violência policial contra estudantes

O Reitor da Univeridade Federal de Santa Caarina, Professor Lúcio José Botelho, lançou Nota de Repúdio a invasão por parte da Polícia Militar ao Campus Universitário na noite desta segunda-feira (28). A manifestaão da reitoria da UFSC  entend

Leia na íntegra a manifestação da Reitoria da UFSC sobre o episódio:


 


 


Independentemente da justeza do movimento, e embora discordando da forma de ação radicalizada, a Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lamenta e condena, veementemente, a violência e os excessos cometidos pela Polícia Militar em conflito com os estudantes no Campus da Trindade, em Florianópolis, na noite do dia 28 de maio.


 


 


A Administração Central da UFSC entende, por exemplo, como injustificável o lançamento de bombas de efeito moral diante de uma situação que deve ser controlada com inteligência e preparo profissional de quem é pago pela população para cuidar da segurança dos cidadãos.


 


 


A Universidade é uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, portanto, um ambiente que não pode, em hipótese alguma, ser violentado pela truculência policial, que nos remete a uma página infeliz da História do País.


 


 


A Reitoria da UFSC, ao mesmo tempo em que repudia os excessos, coloca-se à disposição para colaborar com a busca de uma solução consensual, invocando os envolvidos ao diálogo.


 


 


Por último, reforça os princípios democráticos, a lei, a ética e o respeito à liberdade de expressão e de opinião, sublinhando que a Universidade, pela sua história e compromisso social, não pode se omitir quando é ameaçada em sua autonomia.


 


Professor Lúcio José Botelho / Reitor da UFSC


Disponível no portal da UFSC: www.ufsc.br