Problemas da educação estadual serão discutidos em audiência pública na AL

Os problemas verificados neste primeiro semestre de 2007 na rede estadual de ensino serão discutidos nesta terça (29), em audiência pública na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Proposta pelo CPERS/Sindicato, a audiência será realizada, às 9h, no auditório Dante Barone, que deverá estar lotado por trabalhadores da educação, pais e alunos.


 


Problemas verificados desde o início do ano letivo ainda aguardam solução. As escolas estaduais, no final do primeiro semestre, ainda enfrentam a falta de professores e de funcionários. Além disso o remanejamento colocado em prática pela Secretaria de Educação tem precarizado bibliotecas e laboratórios de informática e de ciências, que estão sendo fechados ou atendem de modo parcial.


 


A situação se agrava com problemas de infra-estrutura. Sem recursos para reparos mínimos, as escolas sofrem com problemas provocados pela suspensão de contratos e novas licitações. Por conta disso faltam até mesmo produtos de higiene e limpeza.


 


No seu VI Congresso, realizado de 21 a 23 de maio, o CPERS Sindicato reforçou a necessidade de se lutar contra as políticas de sucateamento da educação e dos serviços públicos praticadas pelo governo do Estado.


 


Para a direção do sindicato, a categoria não aceita a mercantilização da educação e combaterá todas as iniciativas voltadas à municipalização de escolas estaduais e qualquer sistema de avaliação externa e premiação.