“Energia Eólica é o futuro do Ceará”, diz Inácio

“A energia eólica é o grande projeto do Nordeste e por isso merece total atenção do Governo Federal e dos governadores da região”. Foi o que declarou o senador Inácio Arruda durante o seminário “Energia Eólica – os ventos sopram a favor”,

O seminário, promovido pela Secretaria de Infra-Estrutura, Secretaria de Ciência e Tecnologia e CREA – CE, foi realizado na tarde dessa sexta-feira (25 de maio), no auditório da Waldir Diogo, da FIEC. Durante sua fala, ele ressaltou a importância do Brasil passar a investir em energia eólica, passando de importador para exportador de energia. “Sem energia não há desenvolvimento”, disse o senador, que vem defendendo esse projeto em vários pronunciamentos feitos no Senado Federal.


 


Falando para uma platéia formada por técnicos e ambientalistas, Inácio, que foi membro de comissões de Meio Ambiente na Câmara Municipal de Fortaleza, na Assembléia Legislativa, na Câmara Federal e agora no Senado, lembrou que a discussão gira sempre em torno da proposta de examinar como ligar o meio ambiente com o desenvolvimento. Para o senador, preservar o meio ambiente é uma necessidade para o desenvolvimento e não um entrave.


 


Inácio explicou que, no momento, a energia eólica é cara se comparada com outras fontes de energia. “Mas é preciso pensar 50 anos à frente. A energia eólica é o futuro do Ceará. Nós temos uma mina nas mãos. A nossa perspectiva é muito positiva, mesmos que alguns contestem. Mas essa é a nossa riqueza”, ressaltou, acrescentando que, se o Governo Federal compreender que energia eólica é uma fonte de crescimento para o país, ela se tornará mais barata.


 


Por fim, o senador afirmou que é preciso “perseverar” nesse caminho e com muita tranqüilidade. “Vocês contam com o Senador do Ceará para trilhar esse caminho sem nenhum medo, porque temos a certeza de que estamos defendendo uma causa nobre. Tem problemas? Tem. Mas eles podem ser resolvidos. A energia é cara agora, mas o mais caro ainda é não ter energia amanhã”.


 
 
Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda