Cerca de 1.000 pessoas participam da festa de filiação do PCdoB/Nova Iguaçu
Não poderia ter um lugar mais simbólico, como o espaço de uma quadra de escola de samba, para ser o palco de um evento preparado pelas comunidades. A festa de filiação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que aconteceu na noite do dia 28 de maio, na
Publicado 30/05/2007 19:22 | Editado 04/03/2020 17:05
Aproximadamente 35 pré-candidatos participaram da cerimônia de filiação, que deu a largada para a corrida eleitoral de 2008. A festa contou com a presença da presidente do PCdoB/RJ, Ana Rocha, do deputado federal comunista, Edmilson Valentim, da secretária de Movimentos Sociais do PCdoB/RJ, Dilcéia Quintela, e do presidente do Comitê Municipal, Luiz Henrique.
Os dirigentes do PCdoB fizeram questão de mostrar o quanto a militância vai fazer a diferença em 2008. Para o presidente do PCdoB/Nova Iguaçu, Luiz Henrique, a festa serviu para marcar a fase de crescimento histórico em um dos municípios mais importantes na economia do estado. “Estamos ousando e crescendo, mas preservando os valores que sempre nortearam as qualidades ideológicas do PCdoB. Nosso modelo de fazer política, sempre voltado para as comunidades, mostra que estamos no caminho certo para ampliar a participação popular no destino político da cidade. Vamos ajudar a governar Nova Iguaçu e melhorar a qualidade de vida da população”, disse Luiz Henrique.
Destacando o papel do Partido no estado, o deputado federal Edmilson Valentim contou que o PCdoB tem sido base de apoio dos governos federal e municipal. “Acreditamos que podemos ser úteis na construção de uma política e por isso estamos convidando vocês para somarem-se a nós”.
A camarada Ana Rocha destacou o papel de ousadia do PCdoB em Nova Iguaçu ao realizar uma grande plenária de filiação, visando o processo eleitoral de 2008. “Isso demonstra o avanço que Partido teve na cidade”.
Ousadia e crescimento
Citando a liderança do vereador licenciado Fernando Cid, hoje secretário municipal de Assuntos Institucionais do governo Lindberg, Ana falou que o PCdoB está crescendo para organizar ainda mais a luta do povo na região. Já o vereador Denílson Ambrósio, que retornou à Câmara após a licença de Cid, falou da importância de o PCdoB continuar representativo naquela Casa. “É um orgulho poder representar o PCdoB novamente na Câmara de Nova Iguaçu e defender as propostas do governo, garantindo os avanços políticos para a cidade”.
Fernando Cid, além de falar do crescimento político da legenda, ressaltou as várias categorias e classes que estavam representadas na chapa de pré-candidatos. “Aqui tem candidatos de diversos segmentos. Isso mostra que o PCdoB vai fazer uma chapa forte e com propostas para políticas públicas em diversos setores”, disse. Na eleição de 2008, será a primeira vez que o PCdoB de Nova Iguaçu lançará uma chapa própria.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social e membro da direção estadual do PCdoB, Ricardo Cappelli, justificou a ausência do prefeito Lindberg Farias, que naquele momento estava em Brasília. “O prefeito pediu para parabenizar o PCdoB por esta festa e pedir desculpas por não poder comparecer, pois ele está em Brasília tentando captar mais recursos do PAC para Nova Iguaçu”, justificou.
O presidente municipal do PT, Alexandre Brito (Xandão), o presidente estadual do PTN, Jorge Esch, o presidente do PSB de Nova Iguaçu, José Ribamar, e a secretária municipal de Saúde, Marli Silva, também prestigiaram o evento.