Divisão do IBAMA

´Toda a questão complexa que tem uma solução rápida, geralmente é errada. É preciso discutir com a sociedade, antes de tomar uma decisão definitiva.

A proposta de criação de um órgão que divida com o Ibama as responsabilidades sobre o licenciamento ambiental e monitoramento das Unidades de Conservação, não é uma questão simples. Ela merece um estudo e avaliação mais aprofundada, que é sinônimo de responsabilidade.
Mesmo cientes da necessidade de ações rápidas em alguns casos específicos, este em particular merece um debate mais aprofundado. Tanto com os servidores do Ibama quanto com a população e com os dirigentes do Ministério do Meio Ambiente.
Além disso, a maior reclamação no Congresso Nacional é exatamente contra as medidas provisórias.
A constatção da deputada federal Perpétua Almeida do PcdoB do Acre, féita na semana passada é o resultado de uma reunião com os servidores do Ibama no Acre, no início deste mes.
Perpétua reconheceu da tribuna da câmara dos deputados que a movimentação dos servidores do Ibama, reivindicando seus direitos e apontando preocupações sobre a reforma administrativa é justa.
“Chico Mendes é uma liderança sindical que deu a devida atenção às questões ambientais, martirizou-se na defesa da preservção ambiental e do uso correto dos recursos naturais. Sabemos da boa vontade em se homenagear uma liderança tão importante como Chico Mendes, que se tornou referência mundial nas questões ambientais. Entretanto, sou das que concordam que seu nome não pode ser colocado em disputas e descontentamentos gerados em reformas administrativas”, disse Perpétua, alertando que o impasse pode ser solucionado através do diálogo, antes de qualquer decisão.