Nudez de Picasso vira polêmica em história em quadrinhos

O artista Nick Bertozzi nunca imaginou que sua nova história em quadrinhos, The Salon, desencadearia uma batalha judicial de grandes proporções, após um exemplar ter caído nas mãos de um garoto de nove anos,  na Geórgia, EUA.

The Salon, um romance gráfico, conta a história do cubismo envolta em mistério e crimes com seus protagonistas em Paris, no início do século 20. Na trama, o pintor Pablo Picasso (1881-1973) aparece nu durante visita ao pintor Georges Bratke para enfatizar sua personalidade, motivo pelo qual a obra foi parar na justiça.



Os pais do menino de nove ano processaram inicialmente o livreiro Gordon Lee, por distribuir “material indecente”. “É um incidente desafortunado”, lamentou o artista de 36 anos, que também é pai e reside em Nova York.



O Picasso de Bertozzi , segundo as palavras do próprio autor, é “um tipo divertido, um brincalhão e um boêmio que fala francês com sotaque espanhol e que está tão apaixonado por sua arte que nem sequer se dá conta de que está nu”, explica o autor.



Essa nudez, que Bertozzi assegura ter tratado “com muito amor e respeito”, o colocou em apuros legais. O caso ainda está tramitando e não tem data para ser julgado.



Da redação, com agências