Conselho de ministros da Alba se reúne nesta quarta-feira

O Conselho de Ministros da Alternativa Bolivariana para a América (Alba) se reunirá nesta quarta-feira (6) em Caracas, Venezuela, naquela que será a primeira ocasião em que o grupo, formado há um mês, colocará em prática suas atividades.

A estrutura básica da Alba é encabeçada pelo Conselho de presidentes, seguido pelo de ministros e por grupos formados pelos movimentos sociais de cada país. Abaixo desses três primeiros pontos aparecem diversas comissões dedicadas a assuntos políticos, econômicos, sociais, energéticos, meio ambiente e outros.



Segundo dados da Agência Prensa Latina, o presidente venezuelano Hugo Chávez, a Alba tem alcançado importantes progressos nos últimos meses, e em breve será reconhecida como um grande espaço geopolítico na arena internacional.



Para Chávez, a prova do crescimento da Alba está na consolidação dos laços de amizade, solidariedade e cooperação entre os países-membros (Venezuela, Cuba, Bolívia e a Nicarágua).



Particularmente, o presidente venezuelano salientou a assinatura de cerca de 300 projetos entre seu governo e o de Cuba – desde pequenas iniciativas de cunho social até esquemas de grande envergadura, como a colocação de um cabo submarino de fibra ótica que entre os dois países.



A respeito da Nicarágua, Chávez disse que há avanços na elaboração de projetos para a construção de uma refinaria e de acordos em matéria agrícola e para a criação de uma filial do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (Bandes) em Manágua.



Chávez se mostrou partidário de incorporar mais nações latino-americanas e do Caribe ao mecanismo de integração e conformar uma Federação de Repúblicas da Alba, sem importar o tamanho do país.


Da redação, com informações da Prensa Latina