II Conferência Municipal das Mulheres reúne cerca de 800 pessoas no Rio
A capital carioca realizou no último final de semana a II Conferência Municipal das Mulheres, quando reuniu cerca de 800 pessoas. A abertura ocorreu no dia 31 de maio na Câmara Municipal e contou com a presença da ministra da Secretaria de Políticas pa
Publicado 06/06/2007 18:21 | Editado 04/03/2020 17:05
A conferência, que aconteceu nos dias 2 e 3, na Faculdade Moacir Bastos, em Campo Grande, teve 400 participantes. Infelizmente, a etapa do Rio não foi convocada por Cesar Maia. Com isso, a Câmara Municipal e os movimentos sociais assumiram a tarefa e garantiram a infra-estrutura para a realização do evento. O ato do prefeito recebeu o repúdio de todos os participantes.
No ato de abertura, a ministra Nilcéa Freire fez um balanço do plano aprovado na primeira conferência e defendeu a participação das mulheres nas eleições com listas pré-ordenadas, além do financiamento público das campanhas.
No dia 2, foram organizadas exposições sobre a saúde da mulher, direitos sexuais e reprodutivos, gênero, desenvolvimento e prevenção e assistência à violência, entre outras. A presidente do PCdoB/RJ, Ana Rocha, apresentou o tema autonomia e trabalho.
No mesmo dia, Jandira Feghali, além de saudar a conferência, apresentou diversas propostas. Entre elas, a encampação do SUS como uma das bandeiras femininas, a realização de uma reforma política com a participação das mulheres; a implementação de planos de capacitação para o mercado de trabalho que inclua cargos de nível superior e de gerência e não somente para cargos de nível médio, como acontece hoje.
As delegadas aprovaram a criação de uma Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e pediram que o prefeito assuma o compromisso com o plano nacional.
A etapa estadual do Rio de Janeiro será nos dias 22, 23 e 24 de junho. Foram eleitas 106 delegadas, sendo 20 mulheres ligadas à União Brasileira de Mulheres, Unegro e sindicatos.
Nacional
A Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres acontecerá em Brasília, entre os dias 17 e 20 de agosto de 2007, e contará com cerca de 2.800 delegados governamentais e da sociedade civil eleitos nas Conferências Estaduais, Municipais e Regionais.
Para este ano os temas de discussão propostos são: Análise da realidade brasileira social, econômica, política, cultural e os desafios para a construção da igualdade na perspectiva da implementação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM); Avaliação das ações e políticas propostas no PNPM, sua execução e impacto; e Participação das mulheres nos espaços de poder.