Carrion protocola projeto de cotas para negros na UERGS
O deputado estadual Raul Carrion (PcdoB) protocolou o projeto de lei 212/07, que assegura reserva de vagas para ingresso nos cursos de graduação da UERGS (Universidade Estadual do RS) a negros. De acordo com a proposta, fica assegurada a reserva de 13% do
Publicado 12/06/2007 11:38 | Editado 04/03/2020 17:12
Segundo o deputado, a reserva de vagas tem o objetivo de estabelecer uma reparação ao processo de exclusão escolar sofrido pelo povo negro. Carrion lembra que apesar de mínima, a nova lei seria uma forma de atenuar um problema que se agrava nos níveis superiores de ensino. “É uma tentativa de diminuir as desigualdades étnicas, sociais e econômicas enfrentadas historicamente por este povo”, afirma Carrion. O projeto segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa.
A proposta de Carrion está embasada em estudos que mostram que o aproveitamento dos alunos cotistas em algumas áreas chegou a superar as expectativas no estado do Rio de Janeiro, primeiro a adotar a reserva de vagas. No curso de Relações Públicas 100% dos “cotistas” foram aprovados em todas as disciplinas enquanto o percentual dos calouros não cotistas foi de 90%. Em Enfermagem todos os estudantes beneficiários da cota racial foram aprovados.
Em relação à evasão escolar, os cotistas também surpreenderam. Em Odontologia e Engenharia Mecânica não houve evasão entre os estudantes de cotas, enquanto os calouros oriundos das cotas para escolas públicas tiveram um índice, respectivamente, de 23% e 21%.
Isabela Soares
Assessoria de Imprensa
Deputado Raul Carrion (PCdoB)