Oposição em São Gonçalo articula frente para eleições de 2008

Um encontro de lideranças políticas no distrito de Siupé marcou o início da mobilização dos partidos de oposição para a disputa eleitoral de 2008. No evento oito partidos e várias lideranças populares manifestaram disposição de se unir para afastar a olig

Ao abrir o encontro, a representante do PCdoB,  Marilia Viana, afirmou que o município tem ficado na mão de poucos e que isso não pode continuar. Ressaltou a presença  do Dr.Cláudio Pinho, tabelião no município de São Gonçalo do Amarante, representando o PSB, de Terezinha Martins, ex- Primeira Dama da cidade, do vereador Otacílio Marcial,  da senhora Cleane Procópio,  representando a Associação Emancipacionista do Pecém. Em seguida passou a palavra ao Deputado Federal Chico Lopes do PCdoB, que ressaltou a necessidade do município sair das mãos daqueles que estão no poder há muitos anos e nada fizeram, nem fazem para transformar o município, não buscando o progresso  e  encerrou suas palavras prometendo apoiar os pleitos da comunidade.


 


O  Dr. Cláudio Pinho, iniciou suas palavras ressaltando a necessidade da oposição se fortalecer, renovar a Câmara Municipal, que vota projetos sem ler, a exemplo de um projeto que reduziria o tamanho do Distrito do Pecém em 30 por cento. Segundo Pinho, São Gonçalo precisa de empregos, hoje só oferece emprego de baixa qualificação porque os gestores municipais não buscam maior qualificação dos trabalhadores locais e por isso a cidade precisa trazer gente de fora. Por fim, se colocou a disposição do povo, para representar o município e lutar por um município melhor com emprego, progresso e mais respeito com o povo.


 


Em seguida falou Cleane Procópio, que reside no Pecém e acrescentou que tem que mudar  o tratamento dispensado ao município com  respeito  ao povo e encerrou suas palavras com apoio a possível candidatura a prefeito do Dr. Cláudio Pinho. Já o advogado Washington Sabino, representando o PSDC, pediu a palavra e declarou que apoiaria a candidatura de Cláudio Pinho, que tem compromisso com a mudança para o município.  A palavra foi dada ao Advogado Luciantonio, representante do PT que ressaltou  ser de São Gonçalo e também viver e trabalhar na cidade,  falou da necessidade de não votar naqueles vereadores que foram eleitos, que hoje ocupam o poder juntamente com o atual Prefeito. 


 


Para ele, a Câmara de Vereadores não tem compromisso com o povo,  não legisla para o povo e não fiscaliza o Prefeito. Com a palavra o ex- vereador de SGA, o Sr. Otacílio Marçal, que sempre fora da oposição e que ressaltou a necessidade de mudar os destinos da cidade. A palavra foi dada ao Sr.Everardo Viana, do PCdoB, que afirmou a importância da fidelidade aos partidos e ao povo, e da possibilidade do município mudar de mãos, em razão do apoio do atual Governador Cid Gomes e do senador do PCdoB, Inácio Arruda. Finalmente a palavra  foi dada ao Sr. Holanda, representando o PPS e comerciante em São Gonçalo, que falou da  discriminação dispensada aqueles que não nasceram no município mas que trabalham aqui, como ele que  é sempre lembrado como forasteiro, mas que está trabalhando pelo progresso do município, e comparando-se ao ex-Governador, Lúcio Alcântara, que  se dizendo da cidade e sendo médico, nada fez por São Gonçalo.


 


Antes do encerramento do ato foram registradas ainda a presença do ex-vereador Pantico, Pedro Paulo, fundador do PT na cidade e bancário do Banco do Brasil, Sr. Elinor Procópio, do Pecém, Luis Paredão, membro do Conselho Tutelar, que pediu a palavra e já declarou o seu apoio a possível candidatura de Cláudio Pinho, o mesmo fez o Sr.Pedro Paulo. O senhor André, do PCdoB  avaliou brevemente a situação de São Gonçalo e ressaltou a necessidade de renovação já. Pontes Neto, do Pecém acrescentou que SGA, precisa mudar, que Cláudio Pinho já deveria ter sido candidato há mais tempo, mas que ainda há tempo para que o município saia das mãos dos mesmos.


 


O Sr. Daniel, proprietário da Farmácia no Pecém, pré-candidato a vereador,  pediu a palavra e declarou ser de esquerda, e que apóia a candidatura de Cláudio Pinho a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. E assim, a Professora Marilia Viana encerrou esse Primeiro Encontro, acrescentando que esse movimento de oposição  é pra valer, e que o PCdoB, não entra em cena para não lutar, e sim para desenvolver a cidade, que ainda é um município sem atrativos para o desenvolvimento,enquanto outros municípios também próximos a Fortaleza, estão em pleno desenvolvimento. O encontro foi encerrado por Cláudio Pinho, que acrescentou que São Gonçalo precisa do candidato com o melhor projeto para o município e agradeceu a manifestação daqueles que citaram o seu nome.