Reforma política: bancada feminina entrega propostas a Chinaglia

A coordenação da bancada feminina da Câmara dos Deputados se reuniu com o Colégio de Líderes e o presidente da Casa, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), nesta terça-feira (12) para apresentar as propostas das deputadas ao projeto de lei (PL 1210/07) da

De acordo com a coordenadora da bancada feminina, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), as deputadas apresentarão emendas relativas à alternância de um nome feminino a cada dois masculinos e um dispositivo de transição para as eleições de 2010, com pelo menos uma mulher entre os três primeiros lugares da lista fechada.


 


Na reunião, a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) defendeu a mudança de lista fechada para lista flexível. “Apesar de ser favorável à lista fechada pré-ordenada, sei que na conjuntura política do Congresso Nacional ela não passa, há divergências dentro da nossa própria bancada do PT, então a lista flexível será uma alternativa intermediária entre a lista aberta e a fechada”, ressaltou. Fátima também destacou a necessidade do financiamento público de campanha.


 


Na lista flexível os eleitores votam no partido ou no candidato, como hoje, mas com a diferença de que os votos de legenda são creditados aos primeiros da lista partidária, e não aos mais votados. Com isso se valoriza o partido e ao mesmo tempo se permite ao eleitor alterar a ordem da lista.


 


Ato político 


 


A bancada feminina participa nesta quarta-feira (13), às 12h, de manifestação promovida pelo Conselho Nacional de Direitos da Mulher em favor da alternância de gênero (um homem, uma mulher) no sistema de listas fechadas previstas na reforma política.


 


As manifestantes vão distribuir, na entrada do anexo 2 da Câmara, um texto reivindicando ainda 30% de cotas na propaganda eleitoral televisiva e 30% dos recursos do Fundo Partidário para organismos políticos de mulheres. Essas reivindicações serão apresentadas, por meio de emendas, pela bancada feminina ao projeto de lei da reforma política (PL 1210/07), que está em análise na Câmara.


 


Fonte: Agência Informes