Curso João Amazonas faz sucesso em SP
O Curso Intensivo de Formação de Quadros (Curso João Amazonas) faz grande sucesso no estado de São Paulo e, ao término de seus cinco ciclos, terá atingido 500 militantes. O esforço foi lançado pelo Comitê Central do PCdoB e visa atender a demanda da co
Publicado 13/06/2007 16:21 | Editado 04/03/2020 17:19
Em São Paulo, o curso é aplicado em consonância com os objetivos do projeto político estadual, em especial o fortalecimento do Partido na Capital, grande SP e grandes cidades como Guarulhos e Campinas, por exemplo. ''São as cidades mais importantes do ponto de vista político e também mais populosas. Além disso, nelas está grande parte do nosso contigente militante'', explica Lilian Martins, secretária de formação do PCdoB/SP. Leia os principais trechos da entrevista de Lilian ao Vermelho-SP.
Prioridades em São Paulo
Lilian: O trabalho de formação segue de acordo com os objetivos do projeto político do Partido no estado. Ou seja, trabalhamos com as prioridades para o fortalecimento do partido na Capital, grande São Paulo e cidades de grande porte, como Guarulhos e Campinas. São as cidades mais importantes do ponto de vista político e também mais populosas. Além disso, nelas está grande parte do nosso contigente militante.
Formato do curso e a grade de estudos
Lilian: O curso terá cinco etapas. Uma já ocorreu, em Atibaia, para militantes da capital, região metropolitana e Campinas. Para esse público ainda teremos uma outra rodada. Teremos a de Bauru, que vai abranger toda a região noroeste. Acontecerá ainda uma específica para a juventude e faremos uma em Ribeirão Preto, para toda aquela macro-região. Em cada uma das turmas, temos setenta participantes, exceto a da Capital, grande SP e Campinas, cujas etapas contam com duas turmas de setenta participantes. Nossa meta é atingir 500 militantes, num esforço de superar o estipulado pelo Comitê Central.
O veio do Curso João Amazonas é o compromisso militante com a causa do Socialismo. A grade tem, como primeira aula, ''A luta pelo Socialismo no século XXI''. Depois temos a aula de ''Estratégia e tática'', e nela enfatizamos essa nova tática de maior ousadia política do PCdoB. A terceira aula é sobre o Partido, ou seja, sobre qual Partido precisamos para aplicar com destreza nossa tática política e chegar ao nosso objetivo estratégico, o Socialismo. Depois ainda acontecem oficinas que aplicam o ensinamento das aulas dirigido para as frentes de ação institucional, mulheres, sindical e movimento comunitário e negros. Chegamos, então, às 16 horas de curso.
Terminamos a primeira noite de curso com uma atividade lúdica muito interessante: cenas da peça Argumas de Patativa do Assaré, apresentada pelo Grupo do Pé, muito ligado às nossas posições. Teve uma companheira de Campo Limpo, na Capital, que veio agradecer a oportunidade, pois nunca tinha visto uma peça de teatro. Isso mostra o quanto podem ser importantes para a nossa militância essas atividades, em todos os sentidos.
Destaques do 1º Ciclo
Lilian: Em primeiro lugar, destaco a disponibilidade do Partido. Existe uma demanda real por formação, os militantes querem estudar, aprender mais e isso é fantástico. Aliás, teve quem se filiou no Partido para fazer o curso, inclusive. Outra coisa importante é que estamos vinculando a participação no curso à apresentação ou aquisição da carteirinha de militante, já em cumprimento à resolução do 11º Congresso do PCdoB e colaborando nesse esforço de todo o Partido pela sede própria.
Destaco também o corpo docente qualificado. No primeiro ciclo foram professores dois membros do Comitê Central (Augusto Buonicore e Adalberto Monteiro) e quatro do Comitê Estadual (Nádia Campeão, Nivaldo Santana, Felipe Maia e Lilian Martins).
A significativa presença proletária também foi muito importante, tivemos 12 metalúrgicos de São Caetano, 14 trabalhadores dos Correios e 12 condutores. A presença de dirigentes e militantes da Capital também foi grande: 81 companheiros e companheiras. Por último, também destacaria o trabalho conjunto das secretarias do Partido, pois o curso também está ajudando a construir a Conferência Estadual de novembro.
Veja o calendário dos cursos:
23 e 24 de junho: Bauru e região
30 de junho e 01 de julho: 2º ciclo – capital, Gde SP e Campinas (Atibaia, já com 122 inscritos)
28 e 29 de julho: Juventude (Atibaia)
Ribeirão Preto e região (Ainda sem data. Aguardando a Conferência, 01/07, para marcar com a direção eleita)
Fernando Borgonovi, pelo Vermelho-SP