Em reunião de 6 horas, Fidel e Chávez traçam rumos da Alba

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, visitou o líder cubano Fidel Castro na terça-feira (12), conforme anunciou a televisão estatal cubana. “Os dois chefes de Estado e líderes revolucionários discutiram programas de desenvolvimento conjunto entre Venez

Fidel e Chávez, segundo o locutor, analisaram os avanços da Alba (Alternativa Bolivariana para as Américas). A aliança, firmada entre ambos na América Latina, se opõe às políticas defendidas pelos Estados Unidos para o livre-comércio no hemisfério. Chávez já tem ajudado a economia cubana com fornecimento de petróleo a preços baratos.


 


O líder venezuelano também deve se reunir com o presidente cubano em exercício, Raúl Castro. “Vida longa a Cuba! Vida longa a Fidel!”, bradou Chávez ao chegar ao aeroporto de Havana, mostraram imagens da TV. Ele visitou Fidel seis vezes desde que o líder cubano ficou doente.


 


Com 80 anos, Fidel não aparece em público há dez meses, desde que se submeteu a uma cirurgia de emergência que o forçou a entregar o poder para seu irmão em julho. Mas ele recebeu líderes do Vietnã e da Bolívia nos últimos dez dias -e pareceu estar mais saudável em uma entrevista de 50 minutos, gravada há uma semana.


 


Fidel retornou à vida pública ao escrever colunas com contundentes ataques ao seu inimigo ideológico, o presidente norte-americano, George W. Bush. Seus textos, no entanto, não deram pistas de seu futuro político.


 


Chávez disse na semana passada que o amigo deveria deixar de lado o agasalho esportivo que tem usado no hospital e voltar a vestir o uniforme militar que é sua marca registrada, para mostrar que está de volta ao comando. “Acho que é hora de pôr o uniforme. Queremos vê-lo de volta ao uniforme, é uma ordem.”


 


Críticas a FHC


 


Nesta quarta-feira, ainda em Cuba, Chávez elogiou a recuperação econômica cubana, dizendo que “é só o começo”. Também afirmou ter conversado com Fidel sobre o uso de gás venezuelano em Cuba


 


“A Venezuela é dona da maior reserva de gás do continente. E, cada vez que a gente perfura a terra, sai mais gás do que a gente esperava”, disse, para concluir: “Por isso, vamos trazer gás em barcos para Cuba, que vai poder usar o produto nos carros, nas casas e nas termoelétricas.”


 


De acordo com Chávez, o gás é fundamental na estratégia da Alba – proposta que ele defende como alternativa à Alca (Área de Livre Comércio das Américas), apoiada pelos americanos. “A Alba representa cortar as redes do império e nossa união.” Referindo aos biocombustíveis, Chávez acrescentou que a crise energética levou Bush a defender “essa loucura”.


 


O líder da Revolução Bolivariana ironizou o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, dizendo que os dois já foram amigos, mas que FHC foi para a direita. Num discurso durante a inauguração de um monumento em Havana, Chávez revelou trechos da conversa que teve com Fidel


 


Disse que eles lembraram de uma visita que fizeram ao Brasil, durante a gestão de Fernando Henrique. “Na época que fizemos essa viagem ao Brasil, o presidente era um que parecia ser meu amigo – mas agora parece que anda dizendo por aí que eu sou um tirano”, disparou. “Nós já fomos amigos. Mas o ex-presidente Cardoso foi muito pra direita, direitinha.”