Encontro discute perspectivas da ação política da UNEGRO no RN

Ampliar a ação política e a representatividade social da União de Negros pela Igualdade. Esse é o objetivo da Unegro com a realização do 3º Congresso Nacional no Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 17 de junho. Cerca 500 delegados, eleitos em encontros est

No estado do Rio Grande do Norte, a Plenária da Unegro foi realizada nesta sexta, dia 08, na sede do Partido Comunista do Brasil. O encontro contou com a presença do coordenador Nacional da Unegro, Edson França, do presidente estadual do PCdoB e Procurador do Estado, Antenor Roberto, do Secretário Estadual de Reforma Agrária e vice-presidente do comitê estadual do Partido, Canindé de França, da coordenadora estadual de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Elizabete Lima, do ex-deputado e dirigente do PcdoB, Antônio Capistrano, do poeta, Mery Medeiros.


 


“Este é um gesto de ousadia do PCdoB, no sentido de melhor se estruturar no combate a exclusão social”, afirmou o presidente do comitê estadual do Partido, Antenor Roberto. Segundo ele, a luta emancipacionista, contra a desigualdade social, o racismo, o machismo, envolve toda a sociedade na luta pela superação do capitalismo, causa maior da exclusão.


 


Em seus 19 anos de atuação, a Unegro sempre teve ampla participação de dirigentes e militantes do PCdoB em seus quadros. Para Antenor, o encontro mostrou “um mosaico rico do que o PCdoB/RN tem nas suas fileiras”. E essa participação reforça o caráter de massas e plural que tem caracterizado a entidade.


 


 Durante todo o dia, foram debatidos as teses e ações políticas da Unegro no curso do movimento negro, com a apresentação da Carta Nacional de Princípios da Unegro. Houve, também, a exposição de um painel, com o tema A construção do povo brasileiro e o desafio político da igualdade na diversidade, apresentado pelo coordenador Edson França e debatido pelo professor universitário, Antônio Capistrano e o poeta, Mery Medeiros.


 


Na plenária, foi criado o Núcleo Estadual da Unegro no RN, com 11 membros, e eleitos cinco delegados para o 3º Congresso Nacional. “Estamos chamando esses quadros também para s fileiras partidárias, para tirá-los do papel de coadjuvante e colocá-los como protagonistas na luta pela superação da sociedade capitalista”, reforçou Antenor Roberto.


 


“Esta plenária estadual ampla que aqui se realiza, com representantes de diversos segmentos da sociedade, muito fortalece e referencia a luta da Unegro e do povo brasileiro contra o racismo e por mudanças”, ressaltou o Coordenador Nacional da Unegro, Edson França. A expectativa é que até dezembro se consolide a Unegro no RN com o recebimento de seu registro.


 


O que é a UNEGRO


 


A Unegro é uma entidade suprapartidária do movimento negro, que trabalha para solidariedade e unidade do Movimento Negro e dos segmentos populares que sofrem outras formas de opressão. O objetivo é acumular forças e construir agendas que favoreçam à formação de uma nova sociedade, com justiça social e econômica, solidariedade entre todas as raças, povos e etnias. Por isso, a Unegro incentiva a participação da população negra e de sua militância nos partidos, sindicatos, associações populares, universidades, administrações públicas, etc.