EUA: Fracassa estratégia para conter resistência iraquiana

Nem o envio de mais soldados, nem os planos estratégicos anunciados pelo presidente americano George W. Bush contiveram a resistência iraquiana nos últimos meses, de acordo com documentos publicados nesta quinta-feira (14) pelo jornal The Washington Po

As forças rebeldes estenderam suas ações de Bagdá e a província de al-Anbar à outras áreas do país árabe, ao mesmo tempo que aumentaram as baixas entre os efetivos americanos, informa o periódico, baseado no último informe divulgado pelo Pentágono.



O comando militar afirma que, no entanto, ''é muito  cedo para falar de um fracasso da estratégia'', mas reconhece os escassos ''avanços'' no rumo da concretização de seus principais objetivos e reprova o governo iraquiano, por ''descumprir os parâmetros estabelecidos no plano''.



Além disso, indica que um dos principais problemas consiste no fracasso da suposta ''reconciliação'' entre xiitas, sunitas e curdos.



O relatório analisa o período compreendido entre fevereiro e maio desse ano, e constitui a primeira avaliação oferecida pela direção militar desde que os Estados Unidos aumentaram o número de militares que ocupam o país árabe.