Pesquisa questiona papel americano de polícia do mundo

Cidadãos de vários países latinoamericanos consideram que os Estados Unidos usam o papel de “polícia mundial” mais que deveriam, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (15) pelo Instituto WorldPublicOpinion.org e pelo Instituto de Chicago de Assunto

A pesquisa levou em consideração o papel de três países apenas: Japão, China e Estados Unidos.


 


O resultado demonstra que 84% dos argentinos desconfiam do papel internacional dos Estados Unidos, enquanto 65% desconfiam da China e 52% do Japão.


 


A investigação dos institutos de opinião pública revelou que no Peru essa percepção também é similar. Washington é visto com desconfiança por 80% dos peruanos, enquanto China provoca a suspeição de 70% e o Japão, 60%.


 


No caso dos mexicanos também existe a tendência a colocar o governo americano contra a parede em 74% da população, enquanto Japão, com 68%, e China, com 66%, ficam atrás.


 


Os analistas consideram que essa desconfiança com a Casa Branca pode ser explicada no modo como os cidadãos desses países julgam o papel de “polícia mundial” que os Estados Unidos se arrogam, afirmando que os EUA vão além disso.


 


A pesquisa mostra que nessas nações há um descontentamento cada vez maior sobre a permanência dos Estados Unidos no posto de “líder mundial”, em especial na Argentina, onde só um por cento apóia a posição americana.


 


Com informações da agência Prensa Latina e WorldPublicOpinion.org