Ucrânia inicia adaptação a códigos da Otan

O ministro ucraniano da Defesa, Anatoli Gritsenko, ordenou que seja iniciada a codificação dos meios e suprimentos militares a partir de parâmetros fornecidos pelo Pacto Militar do Atlântico Norte (Otan), indicou nesta quinta-feira (14) a agência de notíc

Gritsenko assinou a ordem para garantiro que os códigos das forças nacionais sejam os mesmos que os da Otan para a distribuição de suprimentos, assinalaram fontes da Defesa.



De acordo com o titular da pasta, ''esse passo busca maior efetividade na sincronização dos referidos meios entre as tropas da Ucrânia e do resto dos soldados do pacto do ocidente.



Além disso, considera que o projeto dará a possibilidade de formar uma base de dados comum a respeito dos suprimentos — armas, munição, equipamentos e veículos.



Da mesma forma, a codificação desses parâmetros contribuirá ''para melhorar o emprego e a direção dos meios de suprimentos e do sistema técnico militar'', considerou o Ministério da Defesa.



O presidente Viktor Iuchtchenko afirmou ontem que o país estabeleceu por lei a associação à Otan e à União Européia, mesmo com a maioria do parlamento (Socialistas, comunistas e o Partido das Regiões) defendendo que seja feito um referendo para essas questões.