O esporte Cubano

Em Cuba ''A educação física e o desporto se massificaram como em nenhum outro país do mundo: chegou a todas as crianças, de todas as idades, de todas as escolas do país, a todos os jovens, a todos os trabalhadores e a todo o povo. Aquele que não o pratica

Iran Milanez*


 


Estamos a menos de um mês para a realização dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Nestes momentos surge uma pergunta intrigante: Como Cuba com apenas 12 milhões de habitantes é de fato uma das maiores potências do esporte nas Américas?


 


Analisando o quadro histórico de medalhas dos Jogos Cuba encontra-se em segundo lugar com um total de 1658 medalhas (entre ouro, prata e bronze), sendo superada apenas pelos norte-americanos (3679 medalhas), que possuem uma população em torno de 300 milhões de habitantes, e vindo a frente de nações como o Canadá com 32 milhões de habitantes, Argentina com 38,6 milhões, Brasil com 188 milhões e México com 106 milhões (2). Em termos proporcionais à população, Cuba é disparada a primeira potência esportiva pan-americana.


 


Em termos territoriais seguem as diferenças: EUA (9 629 091 km²), Canadá (9 984 670 km²), Argentina (2.766.890 km²), Brasil (8.514.876,599 km²), México (1.964.375 km²) possuem territórios imensamente maiores ao de Cuba, que possui apenas 100.860 km² de extensão territorial (2).


 


Não bastasse as diferenças habitacionais e territoriais, Cuba vive sob um forte embargo econômico imposto pelos EUA desde 1961, calcula-se que o prejuízo econômico causado aos cubanos seja da ordem de US$86 bilhões (os prejuízos sociais são imensuráveis) . Nesse campo compete contra o maior PIB do mundo, o norte-americano da ordem de $13 trilhões, e também contra o Canadá $1,1 trilhões, Argentina $0,5 trilhões, Brasil $1,8 trilhões, México US$ 1,0 trilhão (2).


 


Talvez a educação cubana possa nos dar uma pista sobre a resposta que procuramos. Em 1958, antes do triunfo da Revolução, 23,6% da população cubana era analfabeta e, entre a população rural, os analfabetos eram 41,7%. Em 1961 uma campanha nacional para alfabetizar a população tornou Cuba o primeiro país do mundo a erradicar o analfabetismo.


 


Ou ainda, podemos buscar na análise do grande líder da Revolução, Fidel Castro:


''A educação física e o desporto se massificaram como em nenhum outro país do mundo: chegou a todas as crianças, de todas as idades, de todas as escolas do país, a todos os jovens, a todos os trabalhadores e a todo o povo. Aquele que não o pratica sistematicamente, o desfruta a plenitude como espectáculo emocionante, atractivo e sadio.


 


As poucas páginas dos nossos jornais não alcançam para falar, por exemplo, das centenas de equipas de beisebol que os trabalhadores açucareiros têm criado, e as suas competições constantes, em todas as fábricas da nossa principal indústria agrícola, e falo apenas dum sector e dum só desporto…


…o nosso país tem formado ao longo de 40 anos mais de 50 mil técnicos e professores de educação física e desportos, e hoje dispõe de 32.514 técnicos e especialistas a trabalhar activamente nesse campo. Nenhum país possui um número tão elevado, nem que se aproxime sequer aos que possui Cuba com relação à população total: 2.932 técnicos e especialistas por cada milhão de habitantes. Somos, amplamente, o país com mais técnicos, instrutores, professores e outros especialistas de educação física e desportos per capita: 1 por cada 341 habitantes. Seria bom que alguém averiguasse quem ocupa o segundo lugar nesta competência olímpica, e ver exactamente quantos
possui. Não creio que os Estados Unidos se aproxime da cifra de 800 mil 630 especialistas neste domínio, que seriam os necessários para se equiparar com Cuba…'' (3)


 


Ao trilharmos o caminho revolucionário da experiência cubana
poderemos compreender com maior amplitude os méritos desta Grande Ilha.


 


(1) Especial sobre Cuba no Vermelho: http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=0&codigo=15&ex=esp
(2) Fonte: pt.wikipedia. org (A enciclopédia livre)
(3) Discurso proferido pelo presidente Fidel Castro, durante o encontro com representantes da delegação desportiva que assistiu aos jogos pan-americanos de Winnipeg. (
 http://granma.cu/documento/portugues/045-p.html ).


 


*Iran Milanez é Engenheiro da Computação